terça-feira, 11 de junho de 2013

MEIO AMBIENTE - ALUNOS ALERTAM PARA RECUPERAÇÃO DO CÓRREGO MOLHA BISCOITO

Alunos apresentam maquete do Córrego Molha Biscoito à
Secretária do Meio Ambiente, Ivana Paula de Almeida
Os alunos das turmas A e B do 7º Ano do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos desenvolveram o Projeto Recuperação do “Ribeirão Molha Biscoito” para conscientizar os alunos, comunidade ribeirinha e a população em geral da importância e necessidade de preservar a água e recuperar manancial preservando as espécies vegetais e animais que dele necessitam para sobreviver. Foram feitas visitas e recolhidos sacolas de plástico, garrafas pet, calçados, fezes humanas, garrafas de vidro, vasilhas velhas, entulhos e outros.

FORMAR CIDADÃOS CONSCIENTES

“Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social”.

Maquetes mostram lixo jogados às margens do Córrego
Molha Biscoito em Jussara
Foram feitas visitas ao córrego, à estação de tratamento de água, e realizadas entrevistas com a população ribeirinha concluindo pela conscientização junto às autoridades locais, moradores ribeirinhos e comunidade em geral, sobre a necessidade de preservar o Ribeirão Molha Biscoito e assim contribuir para que a vida volte ao rio, como: animais e vegetais, e as pessoas que residem à margem possam utilizar a água para algum fim, sem perigo de contaminação.

REUNIÃO COM SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE

Como parte da programação prevista no projeto os alunos realizaram uma reunião com a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Ivana Paula de Almeida para apresentação de algumas conclusões e sugestões como: Conscientização da comunidade em geral, por meio de palestras e passeatas; Despoluição do Ribeirão Molha Biscoito com retirada do lixo e esgoto que são jogados as margens e dentro do córrego; Fiscalização da Estação de Tratamento de Esgoto; Reflorestamento das margens do ribeirão com espécies da vegetação local; Preservação da nascente, pois este é o córrego que ajuda no abastecimento da cidade em época de seca e estiagem prolongada.


A equipe de coordenação do projeto teve o apoio do diretor do colégio, Cláudio de Barros Guimarães, as coordenadoras: Luzia José da Silva e Alzira Pinheiro de Matos Souza e as professoras: Carmem Valeria Rebouças e Valdete Alves Sardinha Figueiredo. As disciplinas contempladas, Ciências e Geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário