terça-feira, 18 de junho de 2013

MATRINCHÃ - Festival de Músicas com Arte no Muro

Artista plástico promove projeto que conscientiza alunos, professores e a comunidade sobre a importância de resgatar e preservar espaços urbanos através da pintura.
Da Cruz: Projeto vai reunir a comunidade para pintar o
muro de uma escola.
Os muros da cidade geralmente não possuem cor, provavelmente para combinar com a selva de pedra em que habitamos. Contudo, o projeto “Arte no Muro”, uma das atividades que integram a programação do Festichã (Festival de Música de Matrinchã), propõe algo diferente: o trabalho em conjunto entre artistas regionais, alunos e professores com o foco de ensinar, preservar e estimular a arte nos espaços urbanos.

Cerca de 50 pessoas, entre alunos e artistas de Goiânia, Inhumas e de outras cidades do interior, já estão convidadas a participar da produção de diferentes telas, que formarão suntuosos contornos de uma bela onda no muro de uma escola.

O idealizador da iniciativa é o artista plástico e professor Carlos DaCruz. Segundo ele, a proposta de reproduzir uma onda busca harmonizar e conferir a ideia de futuro à obra.

Enquanto externamente o mar invade as escolas, internamente uma galeria a céu aberta,  repleta de pinturas e poemas que retratam e valorizam a cultural local, apresentarão à população a importância de resgatar e valorizar as artes e o ambiente escolar.

Com mais de 40 anos de profissão e  vários prêmios no currículo, DaCruz destaca que o intuito do projeto é expandir e colorir todos os muros das escolas e posteriormente outras instituições do município. “A escola é a segunda casa desses alunos e por isso temos que estimular a preservação e a manifestação artística”, defende.

A iniciativa inaugural é uma boa sugestão para professores, escolas e a comunidade se envolver e trabalhar conceitos como cidadania, solidariedade, consciência ecológica e política, responsabilidade, além de embelezar a comunidade e ajudar a escola a economizar com essa atividade podendo, assim, investir em outros projetos.


O Festival de Música de Matrinchã (Festichã) será realizado no município de Matrinchã, de  21 a 23 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário