JUSSARA MARQUES, A HISTÓRIA DO NOME DE UMA CIDADE


Miss Goiana inspirou o nome do município. 

Numa disputa entre treze moças de várias regiões brasileiras que concorreram ao título de Miss Brasil 1949, realizado no Hotel Quitandinha, Petrópolis, no dia 12 de junho de 1949, teve como vencedora Jussara Marquez: 



As concorrentes no Miss Brasil 1949:
Miss Acre - Glória Blemen
Miss Amazonas - Maria Amália Ferreira
Miss Espírito Santo - Yedda Finamore
Miss Estado do Rio – Cora Laterça
Miss Distrito Federal - Marina Cunha
Miss Goiás – Jussara Marques
Miss Maranhão - Norma Guedes
Miss Minas Gerais – Maria da Glória Drummond
Miss Pará - Brigitte Riebsch
Miss Paraná – Josemary Caldeira
Miss Pernambuco – Maria Auxiliadora Manguinhos
Miss Rio Grande do Sul - Myriam Hartz
Miss São Paulo – Margarida Frussa

JUSSARA, UM BROTINHO GOIANO

Jussara Marques, cujo nome às vezes aparece escrito nos meios de comunicação da época como Jussara Marquez, com “z”no final, era filha do casal Ormides Martins de Souza e Isaura de Souza Martins, nasceu em Itumbiara, Goiás, e foi morar em Goiânia em 1941, na Rua 02.
Jussara Marques foi Rainha dos Estudantes, vice-Rainha da Primavera, Glamour Girl e Miss Goiás representando o Goiás Esporte Clube, patrocinada pelo jornal “A Folha de Goiaz”. O reinado de Jussara Marques durou cinco anos, pois os brasileiros só conheceram outra Miss Brasil em 1954, quando houve novo concurso e a eleita foi a baiana Marta Rocha.

“Jussara Marques era exatamente um brotinho goiano, de 18 anos, de longos cabelos e beleza suave, ao mesmo tempo que exótica. O brotinho goiano recebeu faixa, título, presentes, propostas para o cinema, pedidos de casamento. Podia integrar-se na metrópole, casar com alguém bem posto na vida, ser estrela de filme de Lima Barreto. Não fez nada disso. Voltou à província.”

Jussara Marques morreu no dia 24/02/2006 e no dia seguinte o Diário de Goiás assim destacou o seu falecimento: “Mulher apaixonada pelas artes, atenciosa com a família e sem nenhuma vaidade. Apesar de ter entrado para a história do estado como a primeira e única goiana a ser eleita Miss Brasil, em março de 1949, Jussara Souza Marquez de Amorim era simples, não se apegava a bens materiais. Os sentimentos eram mais importantes. Morreu aos 74 anos e deixou filhos, netos e parentes conscientes desses valores.”

JUSSARA MARQUEZ ERA AGRADECIDA

A única Miss Brasil por Goiás deu nome ao município de Jussara (a 220 km de Goiânia). Na época, era o povoado de Água Limpa. “Ela ficou muito agradecida, disse que foi maravilhoso”, conta a filha Paula. A filha lembrou que a mãe ganhou uma fazenda na região, mas nunca tomou posse da terra. “Não importava o dinheiro. O carinho recebido nas homenagens a emocionava.”

4 comentários:

  1. De pessoas assim que o mundo deveria estar cheio; linda por fora e por dentro!! Obrigado Jussara por todos os ensinamentos!!!

    ResponderExcluir
  2. Jussara era irmã de meu pai Geraldo marquez Branqinho,militar,morreu em Blumenau/sc

    ResponderExcluir
  3. Ela era irma de meu pai Geraldo marquez Branquinho,filha da vovó Isaura(conhecida carinhasamante como vovó sinhá)
    Ninguém se lembra mas ela não participou do concurso miss universo em virtude da guerra da Coréia,também foi casada o Dr.Marcelino Champagnat de Amorim,que a época era gerente do banco do Brasil.
    Tinha como irmãos,tia Jurema ,tia Andiara,tia Daiba,tio Ubiratã (Bira),tia Esterlina(Linoca)e meu pai Geraldo (ladinho)

    ResponderExcluir