sábado, 11 de novembro de 2017

VICE-PREFEITO JEAN CARLOS PARTICIPOU DE 1º ENCONTRO DE PREFEITOS E GESTORES DE SANEAMENTO EM ANÁPOLIS

Vice-prefeito Jean Carlos e secretário executivo do CIMA
Wolmer Arraes
O vice-prefeito Jean Carlos, juntamente com o secretário executivo do CIMA – Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente, Wolmer Arraes, participaram do  1º Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais com o Saneamento em Anápolis, quinta-feira, 09/11.

Jean Carlos, que participou do evento em missão enviado pelo prefeito Wilson Santos, explicou que Jussara está adiantada no assunto com o Consórcio de Meio Ambiente já criado e com projetos em tramitação, como o de construção do aterro sanitário, inclusive com o secretário executivo do CIMA, Wolmer Arraes, convidado para palestrante sobre "a gestão compartilhada e aterros regionalizados para a destinação adequada dos rejeitos". 

O vice-prefeito  de Jussara destacou a importância do debate de temas como:

1 - Consórcios de resíduos sólidos: gestão compartilhada e aterros regionalizados para a destinação adequada dos rejeitos
2 - O papel da regulação para a melhoria da gestão dos serviços de saneamento e sua implementação via consórcios públicos
3 - O papel da Funasa no fortalecimento da gestão municipal
4 - Como estruturar a gestão do saneamento nos municípios
5 - Planos municipais de saneamento básico: apoios da Funasa e da Assemae na execução
6 - Saneamento e saúde pública: como sanear seu município
7 - Qualidade da água: sistema alternativo SALTA-Z e unidades móveis de tratamento de água
8 - Fazendo mais que o básico em seu município: Programa Nacional de Saneamento Rural

Autoridades representantes dos três entes federativos do Brasil (União, Estados e Municípios), e ainda parlamentares, secretários de governo, gestores públicos, técnicos e especialistas do setor debateram a busca de soluções que permitam a superação dos desafios, trazendo o saneamento básico para a pauta das administrações municipais. 

O vice-presidente da Assemae, Alessandro Tetzner, que na ocasião representou o presidente da entidade, Aparecido Hojaij, reafirmou que a Associação defende o modelo de gestão do saneamento básico, onde o município é o protagonista da transformação social. “Sabemos que os desafios do setor são cada vez maiores, mas os municípios podem encontrar na Assemae o suporte que precisam para a implementação de ações exitosas. Esperamos que os debates provocados por este evento sejam ecoados nos gabinetes de nossos prefeitos e gestores municipais, fazendo com que o saneamento básico se torne prioridade das políticas públicas locais”, destacou.

O presidente da Funasa, Rodrigo Sérgio Dias, lembrou os investimentos da instituição realizados em Goiás, que têm como meta a universalização do saneamento básico nos municípios do estado.  “Os investimentos chegam aos 150 milhões de reais, considerando o período de abril até dezembro deste ano. Isso demonstra o compromisso da Funasa com o apoio aos municípios para a promoção da saúde pública”.

Para o deputado federal pelo estado de Goiás, Alexandre Baldy, o saneamento básico deve pautar a agenda de atuação dos agentes públicos e políticos. “A chegada da crise hídrica vem justamente nos alertar sobre a importância de fortalecer o saneamento básico. Sinto-me feliz por ter a oportunidade de contribuir com o setor, buscando mais investimentos para os municípios de nosso querido Goiás”.

 Representando o governador de Goiás, Marconi Perillo, o presidente da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago), Jalles Fontoura, alertou para os desafios do setor, a exemplo da demanda por altos investimentos, a exigência de profissionais técnicos capacitados e as mudanças climáticas. “Este debate é muito importante para adquirir novos conhecimentos e trabalhar soluções que permitam a gestão eficiente dos serviços”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário