terça-feira, 19 de junho de 2018

ROMEIROS DE JUSSARA E NOVO BRASIL SAEM SÁBADO RUMO A TRINDADE

José Maria e Ivan da Van mostram faixa de agradecimento
a Deus e aos companheiros pelos 30 anos de romaria
Um grupo pioneiro começou, há trinta anos, a tradicional romaria rumo a Trindade, saindo de Jussara e Novo Brasil, com destino à Terra Santa, numa longa jornada a pé em peregrinação de fé no Divino Pai Eterno. Os pioneiros, José Maria dos Santos (Zé Pezão), Miguel Garcia (ex-prefeito) e Elcimar Ferreira de Santana, não imaginaram chegar tão longe: cumpriram a promessa ao Pai Eterno, mas escreveram a passos firmes uma história que completa agora três décadas.

Ao longo do tempo o grupo foi ganhando reforços, mais pessoas passaram a fazer parte, entre elas Vivaldo Ribeiro, conhecido apresentador na então Rádio Cultural do Araguaia, primeiro voluntário com carro de apoio, levando água e comida. “Nas primeiras jornadas, além do cansaço, a sede e mesmo a fome azucrinavam os caminheiros na longa jornada”, lembra Zé Pezão.

Faixa comemorativa pelos 30 anos da Romaria de Jussara e
Novo Brasil a Trindade.
Atualmente os romeiros jussarenses caminham com companheiros vindos de Itapirapuã, Jacilândia, Santa Fé de Goiás, Estação Floriano, e Novo Brasil. O grupo agora é grande, homens, mulheres e jovens caminham rumo à Trindade, acompanhados por até três carros de apoio que levam água, alimentos, colchões e cobertores. As refeições acontecem nas paradas programadas, fornecidas por simpatizantes nas cidades pelo caminho afora.

A saída comemorativa dos trinta anos da Romaria Jussara e Novo Brasil a Trindade, está programada para sábado, 23/06, as 17:00 horas na Igreja da Matriz, de onde partem após a oração que é tradição, acompanhados por uma carreata composta por amigos e familiares, até o trevo na BR-070, saída para Novo Brasil onde acontecerá a primeira parada para descanso.

A caminhada é feita das 17 às 24 horas, horário mais fresco. Durante o dia o momento é para descanso com estadias sempre no salão paroquial de cada cidade onde acontecem as paradas.  Camisetas identificam o grupo pelo caminho, alguns usam coletes com faixas refletivas aos faróis dos carros na rodovia, garantindo a segurança a noite.

Estão previstas outras paradas para descanso e alimentação em Burití de Goiás, Sanclerlândia, Choupana, Anicuns, Claudinápolis, chegando finalmente a Trindade na manhã de quinta-feira, 28/06, para participar da Missa na Igreja Velha. Após a missa, a missão está cumprida, e o grupo se dispersa, uns com retorno imediato para Jussara, outros ficam e aproveitam a festa na Capital da Fé.

José Pezão lidera o grupo em Jussara desde a primeira jornada, Jorsão lidera a turma em Novo Brasil, e unidos todos seguem mantendo a tradição na caminhada deste ano que conta com a participação e apoio do vereador Ivan da Van, Norma Bontempo, apoio do prefeito Wilson Santos, vereadores Wanderson Moreira, Chiquinho da Nova Jussara, Cloves do Militão, Neto do Moto Táxi, e empresas Vilmar Materiais para Construção, Metizza Marmoraria, 4 Rodas Despachante, CFC Guia, Agrovida, Fabricores, Vidraçaria Vidro Arte.

Um comentário:

  1. Lembro, com Saudades, da primeira viagem do grupo, ainda "pequeno", Pezão,M. Garcia e Ercinho. Inclusive Pezão, que na época cuidava de minha propriedade, colocou o nome Trindade em uma vaca que pariu durante a viagem do grupo.

    ResponderExcluir