quinta-feira, 14 de junho de 2018

"JUNHO LARANJA" NA UBS-MINI CAIS EM JUSSARA

Junho Laranja na UBS-Mini Cais
A UBS – Mini Cais, no Setor Planalto, realiza a Campanha Junho Laranja com oferta de vários exames para verificação da “doença falciforme”, conscientização sobre a anemia e a leucemia. A ação é desenvolvida pela unidade sob a coordenação da enfermeira Leisiane Alves no dia 14 de junho (Dia Mundial do Doador de Sangue).

Usuários da UBS participaram do evento para conscientização sobre a doença hereditária mais prevalente no Brasil, a anemia Falciforme. Outro objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

Campanha Junho Laranja na UBS-Mini Cais
A Coordenadora das Ações Básica da Secretaria de Saúde, Renata Carvalho, acompanhou de perto as atividades previstas na Campanha Junho Laranja em execução na UBS-Mini Cais.

ANEMIA E LEUCEMIA

Os dois problemas ocorrem no sangue, mas possuem muitas diferenças. A anemia pode ser notada através do hemograma pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, tendo como principal sintoma o cansaço. Ela não é uma doença e sim um sinal importante do corpo de que há algum problema e a identificação precoce da causa é essencial para o melhor tratamento. No entanto a origem do problema não é simples, devido a diversidade de causas como a pouco produção de hemácias pela medula óssea, elevada destruição de hemácias pelo corpo ou perda de hemácias e ferro através de sangramentos. A mais comum é a anemia ferropriva que geralmente consiste apenas em um problema nutricional de insuficiência da ingestão de ferro.

Fernanda Fernandes, Leisiane Alves e Renata Carvalho
Em outros casos, a anemia pode indicar doenças mais graves, como a Leucemia.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos que se origina na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue, dificultando suas funções. Ainda não se sabe muito das causas das leucemias, mas podemos classificá-las pela velocidade da divisão celular e pelos glóbulos brancos, resultando nos tipos: linfóide aguda, linfóide crônica, mielóide aguda e mielóide crônica. A leucemia crônica pode ser assintomática devido a sua lenta progressão, já na aguda podem ocorrer hemorragias, infecções e a anemia.

UBS - Mini Cais
A leucemia pode ser curada e o tratamento dependerá do tipo, podendo ser quimioterapia, radioterapia, terapia biológica e transplante de células tronco. A primeira suspeita dessa doença, assim como a identificação da anemia, pode vir através do hemograma e ser confirmada depois pelo exame da medula óssea. Assim, a realização periódica do hemograma é de grande importância para o combate à leucemia e anemia.

O DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE É COMEMORADO EM 14 DE JUNHO.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Junho Laranja na UBS-Mini Cais
QUEM PODE DOAR SANGUE?

Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):

Homem ou mulher;
Entre 16 e 68 anos;
Ter acima de 50 quilos;
Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
Estar bem alimentado e descansado;
Esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas;
Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário