domingo, 8 de dezembro de 2013

PRESTAÇÃO DE CONTAS - O MEIO AMBIENTE E A DESTINAÇÃO CORRETA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebeu todo o suporte necessário para a sua consolidação.

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE - CIMA

O Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente – CIMA recebeu atenção especial da prefeitura de Jussara, que, juntamente com os municípios de Santa Fé, Montes Claros, Novo Brasil, Fazenda Nova, Itapirapuã, Matrinchã, Britânia projetam a construção do aterro sanitário em área já adquirida no município de Novo Brasil, divisa com o município de Jussara. O projeto necessitou ser refeito para aprovação junto à Funasa e se encontra em fase adiantada. Busca-se com o CIMA, atender a legislação ambiental e solucionar o grave problema que é a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos nos municípios que o integram.

Viveiro de Mudas da Secretaria do Meio Ambiente


ATERRO SANITÁRIO

Espera-se que o aterro sanitário que será construído pelo CIMA e as ações que fazem parte do projeto como a reciclagem de matérias como papéis, plásticos e metais possam dar solução definitiva para o antigo problema do lixão no setor Vila Nova. A educação ambiental, com a conscientização e participação da comunidade também fazem parte do projeto apresentado e são fundamentais para o sucesso e sustentabilidade das ações propostas.


Reunião na Funasa/Brasília - Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente

Ações inteligentes, eficazes e rápidas marcaram a participação da prefeitura de Jussara no Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente – CIMA, inclusive com ações decisivas em defesa do consórcio com reunião na FUNASA de  Brasília, juntamente com a Superintendente da FUNASA de Goiás Márcia Freire, que não mediu esforços para sanar as irregularidades do projeto  frente a procuradoria da Funasa e MP.

Visita de prefeitos e técnicos do CIMA à área onde será construído o Aterro Sanitário

AÇÕES NA FUNASA

Através de ação da prefeitura de Jussara junto ao CIMA foi que buscou -se  reforços para as intervenções necessárias para elaboração de novo projeto que garantisse o recurso do governo federal  destinado a construção do aterro sanitário que atenderá os municípios. Várias encontros com os prefeitos foram realizados para se discutir as irregularidades que comprometiam a aprovação do projeto, e em tempo recorde todas as equipes das secretarias do meio ambientes das cidades do CIMA se mobilizaram  para sanar as deficiências.
Investimentos orçados em mais de R$ 9 milhões estão previstos para implantação de rede de esgoto nos setores onde o serviço ainda não existe. Do valor previsto, cerca de R$ 5 milhões já foram liberados junto à Funasa e a obra encontra-se em fase de projeto.

Palestra ambiental em escolar e órgãos públicos e distribuição de lixeiras

MAIS REDE DE ESGOTO

Jussara recebeu veículo do IBAMA/GOIÁS para ser utilizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Esta foi mais uma importante aquisição para o município de Jussara, o veículo será utilizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O veículo é uma camionete Frontier cabine dupla.

Veículo recebido da FUNASA/Goiás para ser utilizado nas atividades da SEMA

AÇÕES E CONQUISTAS

-Apoio à ação do 21º Comando Ecologia que percorreram 220 km de Jussara a Britânia no leito dos rios em defesa do meio ambiente.

-Consolidação da municipalização da legislação ambiental com Secretaria do Meio Ambiente independente, autônoma e forte nas suas ações.

-Aquisição de veículo camionete para a Secretaria do Meio Ambiente.

-Realizada a Semana da Árvore na Escola Agrícola Comendador João Marchesi.

-Programa Adote uma Árvore dom doação de mudas de espécie nativas do cerrado pela Secretaria Municipal do Meio ambiente.

-Atuação forte, como vice-presidente, junto ao Consórcio de Meio Ambiente, o CIMA, responsável pela construção do Aterro Sanitário, para atender Jussara e outros 7 municípios que o integram.


-Ação ambiental educativa com entrega de lixeiras em Escolas e órgãos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário