quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

DESABAFO DE FINAL DE ANO, POR UMA JUSSARA MELHOR!



Por Eudes Carneiro*



“Esse ano Deus olhou por Jussara e pela comunidade e não somente para grupos, que em administrações anteriores se beneficiavam dos favores do governo municipal, privilegiando pessoas bem aquinhoadas em detrimento dos miseráveis que existem e às vezes passam despercebidos no nosso município.

Em que pese à resistência de alguns, nada se sobrepõe a vontade Divina, Deus é o mentor e o leme de todos os espíritos que orbitam esse planeta, e diante disso, no momento certo faz o universo conspirar para que mudanças necessárias sejam feitas, mesmo quando essas mudanças pareciam impossíveis de se concretizar. Quem me conhece e sabe da minha índole, sabe da minha honradez e da minha honestidade, não tenho rabo preso, e nem mesmo rabo tenho, pois que sou honesto e vivo com a consciência tranqüila do dever cumprido, sempre que aprumo o meu travesseiro na cabeça.

No ano passado, quando fui procurado por minha amiga Tatiana, para que assessorasse a campanha dela, pois que nenhum advogado dessa cidade ousou ampará-la num momento de dificuldade e quando mais precisava, quando o seu nome sequer decolava na campanha eleitoral e quando sua vitória soava como um milagre, não hesitei em hipotecar meu apoio pessoal ao seu projeto, mesmo contra tudo e contra todos, pois os adversários eram temidos. 

Um candidato, o seu ex-marido, dono de meios de comunicação, candidato pelo PMDB, partido de expressão no município, guarnecido por uma velha guarda, aguerrida e fiel, mesmo a projeto sem expressão, partido esse que vem sendo trazido à renovação pelo meu amigo Ricardo Nascimento, que prestou relevante serviço a essa abertura política e no combate a corrupção em Jussara, quebrando, juntamente comigo, um ciclo vicioso enraizado há anos na administração pública municipal.

A outra candidatura, a esposa de um deputado secretário pela região, fora um brilhante advogado nessa comuna, e que exercera o cargo majoritário por vários anos, mas que seus assessores diretos, muitos deles, somente mancharam seu nome e seu trabalho, com suas ambições e anseios pessoais.

Ante a justiça social almejada pelo povo sofrido e a pobreza de nosso município, mas nesse roteiro viera então a baila a jovial, espontânea e humilde Tatiana Ranna, mulher guerreira, do povo, sempre com sua bolsinha de lado, e de casa em casa, gastava sapato pedindo humildemente o voto do povão, e também de outros, pois por ser uma pessoa boa e de um coração ímpar se dava e se dá bem com todo mundo, mesmo nas casas onde os eleitores simpatizavam com a candidata da oposição ela era bem recebida, mas mesmo assim sofrera horrores, alguns desclassificados que recebiam salários do gabinete do então deputado Dr. Joaquim, pessoas reconhecidamente de má índole na cidade de Jussara, ficavam dia e noite, pagos com dinheiro público, publicando impropérios e mentiras, contra a honra pessoal dessa guerreira nas redes sociais e em pasquins de quinta categoria que circulavam pelo município, mas na justiça, ganhamos todas as ações, pois contra ataques pessoais sem fundamento, quem poderia abalizar a verdade e acabar com os abusos da mentira, senão o poder judiciário, que dessa vez agiu isento, com um juiz ímpar. 

Em eleições passadas, a manipulação e a tendência clara do judiciário, sempre foram de demonstrar em suas decisões, manifesto apoio ao candidato da época, como dito advogado brilhante e respeitado nessa cidade, e admirado por mim pela sua inteligência, mas não por seus atos e dos seus apaniguados. O fórum de Jussara, e a “maioria” quase absoluta dos servidores, adoravam e ainda adoram o referido advogado secretário, mas a amizade não pode acobertar irresponsabilidades, pois quem faz isso é cúmplice da ilegalidade.

Setores da iniciativa privada, que deveriam se preservar isentos no pleito eleitoral, em sua maioria “de membros”, tais como o Clube de Leões, a maçonaria, o CDL, a classe médica, é claro com raras exceções pessoais, setores esses tidos como a nata da sociedade jussarense, se manifestaram publicamente o lado político que apoiavam através da maioria de seus membros e suas diretorias, se empenharam pessoalmente na campanha da candidata da situação, uma vez que queriam manter seus privilégios, que eram muitos.

Na nova administração, foi uma batalha de Davi contra Golias, um clássico campeonato, os favoritos Flamengo x Vasco, e de repente vem o Olaria Futebol Clube, e ganha o campeonato, com um pequeno grupo de pessoas, idealistas e inexperientes no âmbito da administração pública, e nos primeiros meses, mesmo sob intensa perseguição dos opositores que queriam levar no tapetão o mandato democrático, representado pelo resultado das urnas, mesmo com tamanhos problemas apresentados nas administrações pretéritas, e sem a prestação de contas do mandato do gestor anterior e com o município com “milhões de reais” de dívidas atrasadas para pagar, e com a administração sem ter direito a qualquer repasse federal, por causa de tais débitos. O município, ainda contava com uma frota de veículos caótica, faltava de tudo, mesmo assim um grande trabalho foi feito, o primeiro ato elogiável fora o afastamento de funcionários da prefeitura detentores de funções privilegiadas, e que detinham e detém notoriamente patrimônio incompatível com os seus proventos, que foram remanejados para outras áreas subsidiárias. Depois o asfaltamento das avenidas marginais da BR-070 com dinheiro da prefeitura, do orçamento municipal, uma obra de quase um milhão de reais, com recursos próprios, o que nunca fora feito na história de Jussara.
Adveio também a obrigatoriedade dos médicos do hospital municipal ter que permanecer in loco nos plantões do hospital público, pois antes não davam plantões presenciais no hospital, muitas vezes quando o médico chegava, o paciente estava morto ou em estado mais grave pela demora no atendimento de emergência. Veículos da saúde, que eram paupérrimos, nas administrações passadas, inclusive uma era uma velha carcaça de origem boliviana que transportava pessoas para Goiás Velho ou Goiânia, sem a menor dignidade. Não havia em Jussara, há mais de 20 anos exposição agropecuária que prestasse, e realizou-se a maior festa agropecuária da história.

Funcionários fantasmas foram chamados a trabalhar, tinha gente que há mais de 10 anos, não trabalhava, só recebia e foram chamados a trabalhar, pois senão seriam demitidos, somente recebiam e muitos sequer estavam morando em Jussara, estavam em Goiânia e outros lugares, recebendo rios de dinheiro sem nada fazer, enquanto outros se matavam no serviço.

Superfaturamento e fraudes em licitações foram claramente descobertas de maneira clara e inequívoca, tanto que somente em medicamentos, esse ano se economizou milhares de reais, que vão servir para o bem do povo, mas diante desse choque de gestão, alguns funcionários, acostumados a não trabalhar, ou trabalhar pouco, se revoltaram, por causa do corte de horas extras e gratificações ilegais, que recebiam, estavam na ilegalidade, podendo até responder criminalmente, por isso, ainda tiveram o desplante de arvorar-se como estando certos, e mesmo diante da explicação de que estavam sob o palio da ilegalidade, jogaram a culpa de suas próprias incúrias na administração municipal, e envidavam em continuar não querendo compreender o obvio: se a prefeita pagasse algo ilegal, ela responderia pelo ato e o funcionário teria que devolver tudo que recebera ilegalmente com juros, mas aqueles que trabalham corretamente tenho certeza terão seu valor reconhecido, e um salário digno será pago, assim que as contas fecharem, aí o funcionalismo será valorizado de maneira correta, dentro da lei, de acordo com o rendimento e o esforço que todo trabalhador afeto a ao trabalho digno e honesto devem ter.

Jussara, ainda teve o episódio da fraude da eleição da Câmara Municipal, um golpe grandioso, que hoje a justiça está buscando os culpados, mas que sem dúvida, será devidamente esclarecido e os culpados punidos, depois do exercício da ampla defesa. Mas esse episódio manchou, ainda mais, a imagem do legislativo de Jussara, que na verdade, nunca teve uma imagem impoluta, pelo contrário, várias tramóias foram feitas no escuro de noites passadas, sempre baseadas na lei da vantagem, sem a menor preocupação com a população.

E o pior, atitudes enojantes de pessoas que querem prejudicar o governo da prefeita, tentam diuturnamente desestabilizar seus projetos, como o da construção do parque industrial, que jazia no mato, e após a idéia da prefeita de recuperar e fazer um pólo industrial têxtil no local, “forças ocultas” determinaram a invasão do parque por terceiros, para impedir que o pólo têxtil se concretizasse.

Queriam impedir também, que uma faculdade com cinco cursos superiores viesse para a cidade. Veja o absurdo, não querer uma faculdade em Jussara, a que nível chega o interesse pessoal em detrimento do coletivo! Mas graças a vereadores honrados, que honram seus mandatos nessa legislatura e pensam no bem do povo, mesmo recebendo ameaças de abandono político, se arvoraram em pensar no bem maior: mais uma faculdade virá para nossa cidade, para junto com as outras transformarmos a região num pólo de ensino superior, e dentre todos os vereadores que abraçaram essa empreitada, parabenizo o “Chiquinho da Nova Jussara”, que demonstrou uma integridade impar nesse processo.

Mas, infelizmente, os cães raivosos, que não aceitaram a derrota, fazem ainda de tudo para desestabilizar o mandato atual, ladrando diuturnamente nas redes sociais, pessoas que nada representam e sempre foram sanguessugas da administração, e cujo grupo principal é formado por três pessoas, um deles era dono de um pasquim de quinta categoria, que em cada linha escrita no seu texto editorial jazia vários erros de português, jornaleco esse que servia e serve a interesses de quem lhe paga mais, dessa forma as reportagens sempre mentirosas ou tendenciosas, mais, dentre estes impostores e inimigos do bem, tem também, um tal de pastor, que de pastor não tem nada, pois é um analfabeto funcional de monta, e um deturpador de moral alheia, que não trabalha, a não ser para dilapidar, difamar, injuriar a honra alheia, e o terceiro me nego a falar, pois me dá asco. Eis os “homens de bem” que representam a candidata vencida nas eleições, os mesmos não tem e nunca tiveram moral nem para defenderem suas honras próprias e por isso agem para denegrir a honra de terceiros.

E a rádio comunitária, que de comunitária não tem nada, e é explorada comercialmente pelo Dr. Álvaro Brum, fato que é publico e notório, mas que ninguém quer ver ou finge não ver, pois apóiam tal desfeita, e tal afronta a lei, de maneira passiva, sem nada fazerem.

Diante desse balanço, e dessas palavras, quem anda falando mal da prefeita por algum buraco na rua, que não pode ser tampado agora por causa da chuva, deveriam falar dos anos de descaso com a saúde, com a educação, com a segurança nesse município, e somente estão falando mal da prefeita, ou porque participavam dos esquemas existentes ou tem algum parente que participava, ou porque não se importam com justiça social e só querem para si, e desejam que os outros se “fodam”.

A Tatiana é uma amiga querida, e nunca cobrei um tostão dela para defendê-la, poderia ter pedido rios de dinheiro de honorários pela defesa que fiz para defender seu mandato, largando meu escritório as moscas e me empenhando pessoalmente e exclusivamente na sua defesa, mas o fiz por amizade e por idealismo, mesmo enfrentando na audiência de instrução e julgamento realizada no fórum dessa cidade, seis advogados da parte contrária e o promotor, mas deus nos deu forças e serenidade, para que vencêssemos essa briga de Davi contra Golias com dignidade, e através do meu trabalho digno e honesto.

Espero da Tatiana e pedi a ela, que faça o melhor governo que Jussara já teve, para o povo, e não para grupos, pois essa será a minha paga, essa mulher impar, que não tem muitos parentes aqui, mas escolheu Jussara para viver, e adotou como parente todo o povo jussarense, principalmente os mais pobres, fará um trabalho exemplar, pois não tenho dúvida da mão de Deus na vitória dessa grande guerreira.

Feliz Natal conterrâneos jussarenses e Feliz Ano Novo, e se preparem, pois o ano que chega trará benefícios para Jussara, que nunca na história desse município os jussarenses sequer sonhavam em ter, esperem para ver.

Minha opinião e minha certeza, e do povo Jussarense!”


*Eudes Carneiro é advogado e membro da AVB-Advogados Voluntários do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário