terça-feira, 12 de março de 2024

PROFESSORA IDALI BONTEMPO, A MULHER PREFEITA QUE É REVELAÇÃO EM JUSSARA, NA REGIÃO E EM GOIÁS


Os Municípios brasileiros vivem momento pré-eleitoral, a população já começa avaliar a gestão pública, o desempenho dos seus protagonistas e os resultados das políticas e ações executadas em prol do interesse coletivo.

Em Jussara a avaliação ganha duas vertentes distintas, da gestão inovadora e desenvolvimentista, com foco no crescimento da cidade e do cidadão, mas também na revelação da atual gestora, a prefeita Idali Bontempo que é lembrada na cidade como tocadora de obras, estilo “Iris Rezende de saia”, destaque na região e no Estado, com modelo de inovação, trabalho e transparência, o lema da sua administração.

1-Na primeira vertente da avaliação, Jussara, que fica na região noroeste de Goiás na margem goiana do Rio Araguaia na divisa com Mato Grosso, mas estrategicamente cortada pela BR-070, se apresenta hoje como polo regional de desenvolvimento para onde empresas de grande porte chegam atraídas pela força do agro.

A força pujante do agro no Município que tem a segunda maior área irrigada de Goiás com grandes lavouras de soja e feijão, o maior confinamento de bovinos da América Latina com capacidade rotativa para 120 mil reses, e inúmeras outras culturas, reflete sua riqueza na cidade para onde chegam investidores e empreendedores com grandes negócios já efetivados e muitos outros em andamento.

Jussara é hoje uma cidade promissora para morar e investir, a fronteira do desenvolvimento com acesso pela BR-070 para o leste rumo aos grandes centros e para o oeste rumo a Mato Grosso e à divisa internacional com outros países da América do Sul.

2-Na segunda, e mais importante vertente nesta breve avaliação, o destaque para a credibilidade despertada nos investidores e no meio político, o sustentáculo do desenvolvimento que impera no Município, certamente que é a gestão pública eficiente, honesta, proba e de resultados, que transmite confiança aos que chegam e inspira o trabalho e a vontade de crescimento, tudo sob a batuta da prefeita Idali Bontempo.

A professora, vereadora e prefeita Branca como é conhecida, é a maior revelação político-administrativa da história de Jussara, um Município batizado com o nome da goiana Miss Brasil, Jussara Marques, impulsionado pela força e comando de uma mulher que ganha destaque no que faz, e de lambuja, dá aulas sobre gestão pública eficiente.

Assim a prefeita Idali Bontempo marca época e entra, definitivamente, não só para o rol das mulheres fortes e realizadoras, mas reconhecidamente para o rol dos grandes gestores, os que transformam recursos públicos em resultados, desenvolvimento comum e bem estar aos seus cidadãos, com transparência e honestidade.

Os termos para descreverem Jussara atualmente utilizados é de que a cidade se transformou em um verdadeiro canteiro de obras com recursos próprios ou parcerias com o Governo de Goiás e o Governo Federal.

Chama a atenção a grande quantidade de obras de infraestrutura como construção de asfalto, de recapeamento de ruas, de moradias, de pontes de concreto em substituição às velhas pontes de madeira, revitalização do parque de exposição e construção do novo Clube Canoão, aquisição do hospital que se encontrava desativado e que está em obras de reforma e adaptação para ser transformado no melhor hospital público municipal da região, implantação de unidade do vapt-vupt, alojamento e cobertura da arquibancada no Estádio Geraldão, praças no Setor Nova Jussara e nos distritos, reforma da biblioteca, entre outras. Até o muro do antigo cemitério foi reconstruído.

A Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura ganharam sede própria, quadro de pessoal e equipadas, inclusive com criação da Brigada Ambiental e de viveiro com capacidade para até dez mil mudas. A preservação ambiental tem atenção especial, o agricultor familiar é assistido.

A Secretaria dos Transportes e Obras conta agora com maior a frota de maquinários em toda a sua história, está pronta e equipada para garantir a melhor trafegabilidade nas estradas rurais em todos os 4.092,456 km² de área do Município.

Na educação o destaque para implantação do Projeto Aprende Brasil na rede municipal, o aumento significativo de vagas para crianças nos CMEIs, a criação da Escola Militarizada e a valorização dos trabalhadores.

O esporte nunca contou com ações fortes como agora, a implantação da escolinha de iniciação esportiva, competições nas diversas modalidades (futebol, Society, futsal, vôlei, basquete, artes marciais, pedal e outras) e ainda a participação do Tupy de Jussara no Campeonato Goiano de Futebol merecem destaque.

Serviços de excelência em todas as unidades de saúde, CAIS, CEO, CRER e no Hospital Municipal, Limpeza e iluminação pública faz parte da rotina na cidade e distritos.

O trânsito nas principais avenidas é mais seguro com o sistema de sinalização semafórica implantado. A cidade registra baixíssimos índices de criminalidade, a sensação de segurança melhorou a níveis satisfatórios compatíveis com os melhores em Goiás.

Ações como oferta permanente de cursos profissionalizantes para empreendedores, Feira do Empreendedor, Feira de Inovação Cultural, Programa Inova Jussara, Sala do Empreendedor, Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal, criação do APL da Moda Própria e a realização da feira de conhecimento tecnológico Agro Show de Jussara provocaram avanços nunca antes experimentados para o crescimento econômico do Município com geração efetiva de emprego e renda que melhoram a qualidade de vida das pessoas.

O Programa Comprar Jussara implantado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio que incentiva e efetiva o cadastro de empresas locais para a aquisição de produtos e serviços pela Prefeitura credenciou o Município para concorrer ao Prêmio Nacional Cidade Empreendedora do SEBRAE.

São duas vertentes que ao final conduzem a uma conclusão em comum: A prefeita Idali Bontempo, quem ainda tem 52 inaugurações para realizar, é a grande revelação na gestão pública em toda a história do Município, e orgulha os jussarenses por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário