quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

WILSON SANTOS LIDEROU COMITIVA EM DEFESA DA SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DO CIMA

Prefeito de Jussara Wilson Santos, Senador Wilder Morais e
vice-governador José Eliton
O prefeito Wilson Santos liderou uma grande comitiva de autoridades e lideranças de Jussara, Itapirapuã e Matrinchã, em audiência com o vice-governador José Eliton no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Dois assuntos importantes na pauta: A manutenção da Subsecretaria Regional de Educação de Jussara e ajuda para a construção do aterro sanitário do CIMA – Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente.

Foi uma audiência bastante representativa, com a participação também da prefeita de Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira e de Matrinchã Cláudia Valéria. O presidente do TCM Dr. Joaquim Alves de Castro, o senador Wilder Morais e os deputados Virmondes Cruvinel, Jean Carlos e Lucas Calil também participaram. Participaram ainda o vice-prefeito de Jussara Jean Carlos (Jean da Sementeira), presidente da Câmara Wanderson Moreira e os vereadores Chico Rubião, Idali Bomtempo, Neto do Moto Táxi, Cloves do Militão, Itamar Caiado, Eliene Arraes, Professora Helenilza, Ivan da Van, juntamente com representantes da sociedade como CDL e Maçonaria. De Itapirapuã também esteve presente o vice-prefeito José de Souza Caldas, o Jairo, o presidente da Câmara Carlos Eduardo (Kadu) e de Matrinchã o ex-prefeito Jânio.

Wilson Santos liderou grande comitiva em audiência no Palácio
Pedro Ludovico Teixeira
O prefeito Wilson Santos pediu ao vice-governador José Eliton a permanência da Subsecretaria Regional de Educação em Jussara: “Os municípios que integram a subsecretaria ajudam movimentar a economia de Jussara, todos saem perdendo. Queremos que continue aqui em Jussara”, defendeu o prefeito. A prefeita Zélia explicou que “é melhor para Itapirapuã que a subsecretaria de educação continue em Jussara”, disse.

A Secretária de Educação de Jussara Kelly Cristina Silva fez exposição técnica em defesa da manutenção da SRE – Jussara. Foram grandes as conquistas como a implantação do Colégio Militar, as duas faculdades, e melhores índices alcançados no IDEB, entre outras, mas a extinção da subsecretaria de educação representa um retrocesso nestas conquistas.

Secretária de Educação de Jussara Kelly Cristina Silva,
defendeu subsecretaria de educação
O presidente da Câmara de Jussara Wanderson Moreira pediu em nome dos vereadores que “os assuntos fossem olhados com carinho pelos nossos governantes, não é um pedido pessoal, mas sim um pedido que lideranças e autoridades representativas de uma região. Jussara e os municípios vizinhos perderão muito com essa mudança de endereço da subsecretaria”.

O deputado Virmondes Cruvinel pediu ao vice-governador para analisas a possibilidade de reverte a decisão do Governo. “Estamos apoiando as lideranças representativas e autoridades numa causa justa para Jussara e Região”. O senador Wilder Morais também fez defesa da sua manutenção, bem como os deputados Jean Carlos e Lucas Calil.

Vice-governador José Eliton, Presidente do TCM
 Dr. Joaquim Alves de Castro, deputados Lucas Calil e
Virmondes Cruvinel
O Presidente do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, Dr. Joaquim Alves de Castro relatou pontos favoráveis à manutenção da SRE em Jussara, cidade polo na região e pediu a sua permanência na cidade.

O vice-governador José Eliton agradeceu a presença das lideranças e autoridades: “Essa é uma reunião representativa e precisamos dar atenção especial aos pleitos dos prefeitos, vereadores e demais lideranças”, disse José Eliton que se comprometeu em levar os pleitos ao governador Marconi Perillo. José Eliton disse que a mudança é resultado de longo e minucioso estudo técnico e que foca na melhoria da gestão pública com avanços na qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos. Qualquer alteração dependerá de novos estudos e aprofundamento na discussão do assunto. José Eliton disse na sua página nas redes sociais que “O fortalecimento do diálogo entre os municípios e o governo do estado foi a tônica da reunião que discutiu, entre outros projetos, a consolidação do consórcio entre sete cidades para a destinação dos resíduos sólidos na região”.


Prefeita Zélia (Itapirapuã), prefeito Wilson Santos (Jussara),
senador Wilder Morais, vice-governador José Éliton
ENTENDA O CASO


O Plano de austeridade do Governo de Goiás provocou a extinção de 25 subsecretarias regionais da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) com previsão de economia de R$ 1,6 milhão ao ano para o governo, apenas com as exonerações de comissionados. De 40, ficaram 15 subsecretarias, o que resultará em economia mensal de R$ 3 milhões. A subsecretaria de Jussara foi extinta e incorporada pela subsecretaria de Iporá, a 100 km de distância da antiga sede, dificultando também para os demais municípios: Britânia, Fazenda Nova, Itapirapuã, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil e Santa Fé de Goiás.

CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DO CIMA

Outro assunto importante debatido na reunião foi a viabilização de recursos para a construção do aterro sanitário do CIMA – Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente composto pelos municípios de Jussara, Itapirapuã, Santa Fé de Goiás, Matrinchã, Fazenda Nova, Novo Brasil e Montes Claros de Goiás.

Vice-governador José Eliton: mudanças é resultado de
 estudo técnico
O presidente do CIMA, prefeito Wilson Santos fez o pedido de ajuda do Governo de Goiás para a liberação de recursos para a construção do aterro sanitário. A prefeita Zélia, de Itapirapuã, solicitou que a construção do aterro sanitário do CIMA seja contemplado com recursos oriundos da venda da CELG.

O vice-governador José Eliton disse que vai empenhar para viabilizar os recursos, “Jussara e os municípios que fazem parte do CIMA estão adiantados com terreno e projeto pronto, merece nosso apoio”, destacou o vice-governador que solicitou ao senador Wilder Morais apoio junto à Funasa para a viabilização dos recursos.

O presidente da Câmara de Jussara, vereador Wanderson Moreira entregou pedido de realização do Programa Governo Junto de Você (antigo Governo Itinerante) em Jussara, e ainda pedido de seis parquinhos/academias para vários setores da cidade e a sinalização de trânsito (semáforos), ambos pedidos dos vereadores Neto do Moto Táxi e Chiquinho da Nova Jussara.

Fotos: Fernando da Saúde.

Dr. Paulo Antonio de Souza representou a Maçonaria e defendeu
permanência da subsecretaria em Jussara

Vereadores Cloves do Militão, Eliene Arraes, Neto do Moto Táxi,
vice-governador José Eliton, deputado Virmonds Cruvinel e presidente
da Câmara Wanderson Moreira.
Presidente da Câmara de Jussara Wanderson
Moreira (último a direita): pedidos representam anseios e Jussara e região


Nenhum comentário:

Postar um comentário