sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ESTUDANTES LANÇARAM EM JUSSARA LIVRO COM APOIO DO SENADOR WILDER

O livro é um dos objetos mais transformadores da sociedade. É nele que passamos a registrar as mais ricas experiências humanas e a transmitir conhecimento consolidado pelas gerações do passado. Sua importância é tão decisiva que inúmeros governantes os destroem quando são ameaçados pelas ideias que eles carregam. Se a palavra é poder, o livro torna-se um exército de ideias, expressões e problematizações que transformam o mundo. 

Em Goiás, o senador Wilder Morais tornou-se um dos maiores defensores da publicação de livros. Primeiro, ele próprio bateu o recorde estadual de lan- çamento em 2016, com a edição do “Manual das Eleições – Minireforma: principais alterações na legislação eleitoral”, escrito por ele e pelo advogado Leonardo Batista. O livro está espalhado em todo estado de Goiás através de inúmeros lançamentos realizados nos municípios goianos. 

Agora Wilder Morais fez diferente: ele tem patrocinado a publicação de livros elaborados por estudantes universitários. Os alunos do 8º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Jussara (FAJ) lançaram “Contabilidade Ambiental e Relatórios Socioambientais” com a publicação oferecida pelo senador goiano. 

A acadêmica Gisellye Damasceno afirma que o livro re- úne conhecimento produzido em sala de aula e pesquisas dos estudantes em várias cidades goianas. 

Durante o lançamento, a turma agradeceu a ação de Wilder e requereu que mantenha cada vez mais o entusiasmo pela publicação de livros. 

A obra lançada em Jussara já chega como uma referência no segmento de estudos, com grande aceitação dentre os universitários e professores – alguns deles, convidados a participarem da empreitada. 

Na publicação, os estudantes travam um debate técnico referente aos aspectos ambientais das empresas e analisa situações concretas dos municípios de Jussara, Fazenda Nova, Itapirapuã, dentre outras. 

O livro pode ser adquirido junto aos acadêmicos por R$ 50. Toda a renda será revertida para a realização da formatura da turma do 8º período do curso de Ci- ências Contábeis da FAJ. 

BASTIDORES 

Os bastidores da produção do livro “Contabilidade Ambiental e Relatórios Socioambientais” são tão reveladores quanto a própria obra. Conforme o senador Wilder Morais, o pedido de publicação ocorreu justamente no dia em que ele lançava em Itapirapuã sua obra sobre legislação eleitoral. “Quando fui procurado pela acadêmica Gisellye Damasceno para colaborar com o livro, não tive como recusar. Ela me procurou num dos dias mais felizes de minha vida, quando o povo de Itapirapuã me proporcionou um recorde. Os jornais publicaram que fiz em fevereiro, em Goiânia, o maior lançamento de livro da história de Goiás. Proporcionalmente, o evento em Itapirapuã foi dezenas de vezes mais gigantesco”. 

Wildes elogiou todo os participantes do livro e reiterou que o exemplo deve ser seguido por outros estudantes e faculdades. “Não é fácil fazer faculdade. É difícil investir na produção científica. E dificílimo publicar tudo isso em livro. Não um livro qualquer, mas um livro em português e inglês, com farta citação bibliográfica, pesquisa aprofundada, rico em dados. Enfim, o Estado de Goiás está de parabéns por ter futuro promissor, pois vocês representam um futuro melhor para nossa terra”, disse Wilder aos estudantes e professores. 

A publicação traz uma vasta temática, caso dos balanços socioambientais dos municípios e fazendas, gestão sustentável em restaurantes e lanchonetes, lixões e aterros sanitários, dentre outros temas fundamentais para o emprendedorismo e defesa do meio ambiente. 

Lançado em evento realizado no Auditório Manoel Soares de Castro, da Câmara de Vereadores de Jussara, o livro é uma obra técnica que poderá ser adotada nos cursos superiores da FAJ e demais faculdades goianas. Wilder Morais reitera que o assunto é complexo e de grande interesse na contemporaneidade. 

O próprio senador tem vários projetos de lei encaminhados no Congresso Nacional que abordam questões paralelas ao tema da contabilidade e fiscalização ambiental. “A temática ambiental e o empreendedorismo dizem respeito aos assuntos que trato com grande interesse no Senado. Acredito que tudo que escrevermos no sentido de equilibrarmos natureza e empreendedorismo será um bem social para o futuro. Estamos, assim, pensando o Brasil que desejamos transformar”.

Fonte: Jornal Cerrado.

Um comentário:

  1. Proprietário do blogue, favor divulgar um artigo com o nome secretários da nova administração, a população está por fora das mudanças. Obrigado

    ResponderExcluir