A Prefeitura de Jussara publicou o Decreto nº 110/2021 de 22 de fevereiro com regulamentação do funcionamento de atividades comerciais mantendo a suspensão de todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza.
A novidade no novo decreto fica por conta da instalação de barreiras sanitárias nas principais vias de acesso à cidade com aferição de temperatura e informativo acerca das normas sanitárias.
O decreto estabelece que o comércio de comida e bebida só poderá funcionar até as 24:00 horas com vendas para entrega a domicílio (Delivery) e no balcão (drive thru) sendo proibido consumir no local.
O consumo presencial está proibido em restaurantes, sorveterias, jantinha, pit-dogs, açaiterias, docerias, cafeterias, pizzarias, pamonharias, padarias, bares, lojas de conveniências, lanchonetes, e congêneres.
No entanto o seguimento de restaurantes, lanchonetes e panificadoras situados às margens da rodovia BR-070 poderá funcionar até as 24:00 horas, mas agora também sem consumo no local.
Os estabelecimentos comerciais que não se destinam à venda de comida e bebidas alcoólicas poderão funcionar até as 19:00 horas de segunda a sexta-feira e até as 12:00 horas aos sábados, mas só com lotação máxima de até 30% da sua capacidade.
Ficam suspensas as atividades: esportivas, leilões, eventos sociais, reuniões religiosas, academias, aulas de dança e congêneres, clubes de lazer, aulas presenciais.
A proibição de aglomerações continua valendo para reunião de quatro ou mais pessoas que não pertençam ao mesmo núcleo familiar. O decreto publicado estabelece ainda multas para o descumprimento das novas normas, inclusive para quem andar em via pública a pé, de bicicleta, moto ou carro sem máscara de proteção individual.
BALANÇO
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado em 22/02 Jussara registrou até agora 1067 casos de contaminação pela covid-19, destes 948 foram curados, 85 casos estão ativos isolados em domicílio, 8 estão internados em UTI, 5 em enfermaria e 2 em leito enfermaria. 19 pessoas morreram. Outras 136 pessoas estão isoladas em domicílio suspeitas de contaminação.
Desde 01/01/2021 foram registrados 332 novos casos de covid-19 em Jussara, um aumento de 31,1%, com média de 6,26 casos diariamente. O município de Jussara integra a Regional de Saúde do Rio Vermelho, considerada em situação de calamidade por conta do grande aumento nos casos de covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário