domingo, 31 de janeiro de 2021

ITAPIRAPUÃ PERDEU O EMPRESÁRIO BERCÁRIO DOS SANTOS FILHO (O BÉCA), VITIMADO PELA COVID-19

O Beca era agente funerário e faleceu vitimado pela Covid-19.

Itapirapuã e região estão entristecidos com o falecimento do empresário Bercário dos Santos Filho, 71 anos, conhecido como Beca, acometido pela Covid-19, ocorrido na madrugada deste domingo, 31/01 em Goiânia.

O Beca estava internado desde o dia 6 de janeiro, mas permaneceu os últimos 11 dias entubado. Seu filho, o vereador Carlos Eduardo Costa Santos Viana, o Kadú, também se contaminou pela covid-19 e encontra-se internado em UTI em Goiânia.

O Beca era empresário do ramo funerário há mais de 40 anos atendendo Itapirapuã e região, mas também foi proprietário do conhecido bar na região central de Itapirapuã na esquina da Avenida Alfredo Nasser e Avenida Joaquim Pimenta, o Bar do Beca, (que não existe mais), local de encontro e entretenimento para os amigos.

Amigos utilizam as redes sociais para expressar a dor e tristeza pela perda do amigo. O Beca era leal, franco, expressa sua opinião e pensamento de pronto, solidário e amigo. Um homem trabalhador, honesto, respeitoso pai de família. Itapirapuã está de luto pelo seu falecimento.

LUTO OFICIAL

O prefeito Erivaldo Alexandre da Silva decretou luto oficial por três dias pelo falecimento do empresário Bercário dos Santos Filho, vitimado pela covid-19, mas também pelo falecimento do pioneiro, o idoso Orozimbo Pinto de Godoi, o Zimbico, que se encontrava acamado há tempos, ocorrido nesta mesma madrugada. O prefeito Erivaldo Alexandre manifestou profundo pesar pelo falecimento do senhor Bercário dos Santos, mais conhecido como Beca, “um homem honrado e honesto, que deixa um grande legado á todos. Neste momento de tristeza e dor, nos unimos para manifestar nossas mais sinceras condolências aos familiares, parentes e amigos do Beca, rogando a Deus que conforte seus corações”. 

Erivaldo lamentou ainda o falecimento do Sr. Orozimbo Pinto de Godoi lembrando o seu pioneirismo em Itapirapuã, “era conhecido e amigo de todos, pioneiro que contribuiu muito com a cidade de Itapirapuã”.

A Câmara de Vereadores divulgou nota de pesar na sua página nas redes sociais: "A Câmara Municipal de Itapirapuã comunica, com pesar, o falecimento do senhor Bercário dos Santos, mais conhecido como Beca, pai do vereador Kadu (PROGRESSISTA).

Através da sua Mesa Diretora e dos demais vereadores e funcionários, a Câmara manifesta sentimentos de pêsames e solidariedade ao vereador, aos demais familiares e amigos". 




COVID-19 AVANÇA EM ITAPIRAPUÃ

O ano de 2021 começou com aumento no número de casos de covid-19 em Itapirapuã, como em toda a região. Foram registrados 54 novos casos no período de 6 a 29, a cidade tem 34 casos ativos, 30 casos suspeitos, dos 321 casos confirmados desde o início da pandemia 248 foram curados, agora os óbitos chegam a 9.

A Prefeitura desenvolve várias ações para o combate à pandemia, mas a conscientização para o distanciamento social, uso da máscara de proteção facial e o álcool em gel, ainda continua sendo a mais eficaz.

sábado, 30 de janeiro de 2021

BRANCA TRANSIÇÃO DE PODER - EM VERSOS DE VALDECY BORGES



Por Valdecy Borges, Goiânia, 30.01.2021 (*).


Hoje está fazendo um mês

que IRIS REZENDE MACHADO

fez certo pronunciamento

que já era esperado.

Sendo assim não foi surpresa

para o seu eleitorado

ver deixar a vida pública

 um político laureado.

 

Da pequena Cristianópolis 

direto pra Capital

um dia chegou alguém

cheio de muito ideal.

E ali se desenhava

uma longa trajetória

de um político goiano

a entrar para a história.

 

A Sra. Genoveva

também Filostro Machado

eram pais daquele jovem

que veio determinado.

Contava 16 anos

quando em Goiânia chegou

procurando estudar

logo se matriculou.

 



Se formou advogado

nos bancos da UFG

e procurou na política

um meio para crescer.

No ano "58"

eleito vereador

foi Presidente da Câmara

o cargo que disputou.

 

E já em "62"

foi eleito deputado

no Estado de Goiás

o candidato mais votado.

E então na Assembléia

foi presidente também

nas disputas desse tipo

não tinha para ninguém.

 




No ano "65"

a prefeito se elegeu

disposto a trabalhar

agradar eleitor seu.

Se misturava com o povo

em qualquer ocasião

buscando mostrar o novo

contido em sua gestão.

 

Dono de grande carisma

que a muitos invejava

sua popularidade

dia a dia aumentava.

Tendo vindo lá da roça

o humilde cidadão

implantou na Prefeitura

a idéia do mutirão.

 




Porém Iris foi cassado

pelo Golpe Militar

afastado da política

passou a advogar.

Mas a legião de fãs

alcançada até então

sonhava que voltaria

bem nos braços do povão.

 

Então em "82"

se elegeu governador

com votação expressiva

que lhe dava mais vigor.

O estilo madrugador

que lhe rendia conquista

às vezes lhe dava a fama

de parecer populista.

 

No início do governo

construídas num só dia

na base do mutirão

Iris fez MIL moradias.

O fato virou notícia

no Brasil e exterior

tanta gente quis saber

quem era o governador.

 



Desfrutando de prestígio

e respeito a essa altura

certo dia se tornou

Ministro da Agricultura.

Na esfera federal

outro cargo de cobiça

Iris Rezende também

foi Ministro da Justiça.

 



No auge da vida pública

agradou a muita gente

chegando a ser cogitado

um dia ser PRESIDENTE.

Goiás governou de novo

e também foi Senador

principais cargos políticos

Iris Rezende ocupou.

 

Ao encerrar a carreira

ele fez como Pelé

melhor é sair "em alta"

quando ainda está de pé.

Mas pra governar Goiânia

sempre achei e ainda acho

pedir voto para Iris

é empurrar "bebum" a baixo.

 




Aos 87 anos

ainda é produtivo

porém descansar agora

por certo lhe cause alívio.

Se Pelé lotava estádios

nas partidas que fazia

Iris tinha praças cheias

nos comícios onde ia.

 

Teve em Maguito Vilela

o seu principal parceiro

o qual seria prefeito

em 1o de janeiro.

Mas a "mudança de faixa"

entre os dois companheiros

a Covid não deixou

"estragando o pesqueiro".

 

Tendo o vice assumido

a nós nos cabe torcer

pra fazer boa gestão

que o povo paga pra ver.

Para a troca da "faixa"

se esperava festa franca

mas sem esse colorido

a TRANSIÇÃO SE FEZ BRANCA!

 

(*) Valdecy Borges é jornalista e advogado (UFG), filho de Arnaldo Fernandes e de dona Jacy Borges, fundadores do distrito de Jacilândia no município de Itapirapuã. Valdecy nasceu em Bonfinópolis-GO em 1948, morou em Itauçu, mudou-se para Jussara em 1955. Atualmente reside em Goiânia.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

CANCELADOS O FERIADO E PONTO FACULTATIVO DE CARNAVAL


O governador Ronaldo Caiado comunicou em vídeo que não haverá ponto facultativo, nas repartições do Governo na segunda e terça-feira de carnaval por causa do crescimento da contaminação pelo vírus, e recomendou aos prefeitos para que façam o mesmo.

O feriado e festividades do Carnaval em 2021 seriam entre os dias 15 e 17 de fevereiro, mas foram cancelados ou adiados em grande parte do país este ano. O período transcorrerá como uma semana normal.

Pouca gente sabe que a data do Carnaval não é feriado nacional, mesmo anotado em vermelho no calendário, então até a folga está descartada justamente para que sejam evitadas aglomerações no feriadão prolongado, como de costume. O período transcorrerá como uma semana normal.



 

IDOSO DE 101 ANOS E GENRO DE 87 SÃO VACINADOS CONTRA COVID-19 EM JUSSARA.


O idoso Jovilino José de Souza, 101 anos de idade, procurou a Unidade Básica de Saúde Maria Rita em Jussara para se vacinar contra a covid-19 na manhã desta sexta-feira, 29/01, levado pelo seu neto Geraldino Teodoro Carmo. O genro de Jovilino, Sebastião Teodoro Carmo, 87 anos também se vacinou.




O centenário Jovilino é viúvo, nasceu em 23 de novembro de 1919 em Caetité-BA, gêmeo de Jovino José de Souza falecido há cerca de 30 anos, mudou-se para Jussara por volta de 1950. Pai de 12 filhos tem 29 netos, 41 bisnetos e 03 tataranetos.


Jovilino falou que gosta de jogar truco, mas que é difícil encontrar parceiros para o jogo, “todos perdem para mim, bato em todo mundo”, gabou-se. Para passar o tempo, outra diversão sempre preferida por Jovilino foram os forrós, onde “gostava de amanhecer”. Aos 101 anos Jovilino diz alegre que entre uma mulher morena ou uma loira, prefere “qualquer uma, sem nenhuma distinção”.

Sobre a vacina, o idoso disse que tomou sem medo e que todos devem tomar segundo sua vontade. “Acima de tudo, só Deus para curar a humanidade desse incômodo”.

Sebastião Teodoro, 87 anos é genro de Jovilino, 101 anos.


COVID-19 AVANÇA EM JUSSARA

A Covid-19 avança em Jussara com registro de 4,17% casos diariamente em média. São já 121 novos casos registrados em Janeiro deste ano, contra com 93 casos curados no mesmo período. 


A cidade tem 63 casos ativos em isolamento domiciliar, nenhum caso em internamento ou em UTI. Em janeiro ocorreu mais um óbito, justamente de um sobrinho de Jovilino, agora são 16 registrados.


A grande preocupação é que os números de casos suspeitos, aqueles que ainda podem ser confirmados, ou não, são bastante elevados tendo registrado 93 atualmente, indicativo forte de que os números de casos ativos poderão continuar crescendo.



quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

GOIÁS É 1º LUGAR NO CENTRO-OESTE NA GERAÇÃO DE EMPREGOS E 2º NO PAÍS EM NÚMERO DE VAGAS NA AGROPECUÁRIA


Com saldo positivo de 26.258 postos de trabalho com carteira assinada no ano de 2020, Estado ocupa quinto lugar no ranking nacional, segundo dados do Caged. Campo é responsável por 2.932 do total de oportunidades geradas de janeiro a dezembro e indústria se destaca com 10.296 vagas.


Goiás registrou saldo positivo de 26.258 empregos com carteira de trabalho assinada no ano de 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira (28/01).  O resultado coloca Goiás na primeira posição entre os Estados da Região Centro-Oeste e na quinta posição nacional, atrás apenas de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Pará. No setor agropecuário, Goiás foi o segundo Estado no País que mais criou postos de trabalho, com 2.932 novas vagas de janeiro a dezembro.


O saldo total de 26.258 empregos em Goiás é o resultado de 526.965 admissões contra 500.707 desligamentos no período de doze meses, o que dá uma variação positiva de 2,14%. No Brasil, o saldo no ano de 2020 também foi positivo 142.690 (15.166.221 admissões e 15.023.531 desligamentos). No Estado, no mês dezembro, o saldo foi de -866. No Brasil, no mesmo mês, também houve registro de queda de -67.906.  


Ainda conforme aponta o Caged, a indústria de Goiás foi a grande responsável para assegurar os números positivos com saldo no ano de 10.296 empregos. Depois vem a construção civil com 6.252, comércio com 5.377, agropecuária com 2.932 e serviços com 1.401. 


Apesar da pandemia que se iniciou em 2020, Goiás subiu duas posições em relação ao resultado de 2019, quando foi o sétimo Estado a gerar mais empregos formais no País. Segundo o Caged, em 2019 o Estado gerou um saldo de 21.550 empregos com Carteira de Trabalho assinada.


“Sempre defendi a tese de que a melhor política social no mundo é o emprego”, disse o governador Ronaldo Caiado. “E a atenção nossa hoje é exatamente em dar condições para que mais oportunidades de trabalho e renda sejam criadas em nosso Estado. Já conseguimos resultados positivos importantes, apesar dos desafios impostos pela pandemia”, destaca.


O balanço positivo reflete diretamente as ações desenvolvidas pelo Estado durante a pandemia. O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, José Vitti, observa que as medidas adotadas pelo governo de Goiás num ano tão complicado com a pandemia resultaram em números positivos de emprego.  


“Assumi a pasta com o desafio de fortalecer ainda mais a política do Governo de Goiás na geração de empregos e renda para os nossos trabalhadores”, diz Vitti. “Essa é nossa meta. Praticamente todos os setores da economia responderam bem num ano difícil. Vamos trabalhar para que 2021 seja ainda melhor e pleno de empregos para todos”, avalia. 


AGROPECUÁRIA

Apesar de no ranking dos setores que mais geraram postos de trabalho em Goiás a agropecuária aparecer em quarto lugar, o segmento no Estado se destacou no comparativo nacional.  Conforme dados do Caged, de janeiro a dezembro, o Estado registrou a abertura de 2.932 empregos no setor agropecuário – atrás apenas de São Paulo.


“Esse setor garantiu a balança comercial, garantiu com que o Brasil também sobrevivesse a essa crise”, pontua o governador Ronaldo Caiado. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, acrescenta que o resultado de 2020 “é um número a ser comemorado”. “Mesmo com a pandemia e todos os seus efeitos, Goiás registrou saldo positivo e conseguiu criar novas vagas de trabalho, tendo o agro como um dos destaques”, avalia. 


Segundo o titular da Seapa, o resultado mostra que o segmento tem força no Estado e traz resultados. “Quando falamos em crescimento de produção e de exportação é porque há o empresário que contrata e o trabalhador que emprega sua força nesse ciclo de produção. Se esse saldo é positivo é porque estamos no caminho certo”, avalia.


Os grandes destaques na criação de postos de trabalho no agro ficaram concentrados nas atividades de apoio à agricultura e pecuária (1.009 novos postos), incluindo atividades pós-colheita (489 novos postos) e serviços de preparação de terreno, cultivo e colheita (353 novos postos). Também foram destaque as vagas criadas na produção de lavouras temporárias: 943. Já na atividade pecuária, foram 480 novas oportunidades, sobretudo na criação de bovinos (210 novas vagas), aves (191 novas vagas) e suínos (76 novas vagas).




“Temos variações de abertura e fechamento de vagas ao longo do ano, tendo em vista que o setor funciona de acordo com calendários específicos de preparo, plantio e colheita, que demandam diferentes atividades”, explica Antônio Carlos. Ele acrescenta que esse saldo positivo leva em consideração que há mais contratações do que demissões. “São mais pessoas que passam a ter uma ocupação formal, que é uma das metas dadas pelo nosso governador Ronaldo Caiado. Então, todo o estímulo e fomento à produção agropecuária empregados pelo Governo de Goiás vão impactar nesse saldo que, em 2020, foi positivo”, reitera.


INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

A indústria, que inclui a produção de alimentos, também teve saldo positivo na criação de novos postos de trabalho e totalizou a abertura de 10.296 empregos. O total corresponde ao quarto lugar no ranking nacional.


Na indústria ligada à produção de alimentos, que foi a atividade que mais gerou empregos na indústria de transformação, foram 3.545 novas vagas de trabalho, das quais 2.524 são ligadas ao abate e fabricação de produtos de carne. Outras 753 vagas foram abertas na fabricação de conservas.


Outros destaques incluem: a fabricação de alimentos para animais, que gerou 229 novos postos de trabalho; a fabricação de óleos e gorduras vegetais e animais, com 137 novos postos; e a torrefação e moagem de café, com 53 novos postos.


“Quando o governador Ronaldo Caiado disse na criação da Seapa, ainda em 2019, que não era possível um Estado como Goiás não ter uma secretaria própria de agricultura, porque o setor é atividade chave na nossa economia, é justamente pelo peso que existe na produção agropecuária e no seu desenvolvimento pós-produção”, analisa Antônio Carlos.


O secretário acrescenta que a indústria ligada ao agronegócio também é forte em Goiás e destaca que a Secretaria de Indústria e Comércio é parceira da pasta na continuidade do desenvolvimento dessas cadeias. “Com isso, o Governo de Goiás tem apresentado excelentes resultados nessa recuperação econômica prevista para o pós-pandemia, quer seja pela produção, quer seja pela atração de novas indústrias”, ressalta. 


Considerando o estoque de vagas (número total de empregados), o Estado registrou, em 2020, um total de 1.253.434 trabalhadores empregados formalmente, dos quais 97.233 são ligados ao setor agropecuário; 257.971 à indústria; 303.537 ao comércio; 80.153 à construção; e 514.540 a serviços.


RANKING ESTADUAL

De acordo com os dados do Caged, os municípios goianos que mais criaram vagas de emprego no setor agropecuário foram Cristalina (600), Santa Helena de Goiás (183), Jataí (153), Leopoldo de Bulhões (122) e São Simão (121).


Levando-se em consideração o estoque de vagas (número total de empregados), o município que mais tem trabalhadores ligados ao setor agropecuário é Rio Verde, com 7.077 trabalhadores empregados formalmente no setor, seguido de Cristalina (5.768), Jataí (3.192), Goiânia (2.617) e Mineiros (2.011).


Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Indústria, Comércio e Serviços (SIC)  – Governo de Goiás

GOVERNO DE GOIÁS ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA RECUPERAÇÃO DA GO-108, ANTIGA DEMANDA DE MORADORES DO NORDESTE GOIANO


Presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Pedro Sales representa governador Ronaldo Caiado em cerimônia que marca início da revitalização de 6,5 quilômetros entre Posse e entroncamento da BR-020. Goinfra estuda parceria com iniciativa privada para projeto de duplicação do trecho.


O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), Pedro Sales, assinou ordem de serviço para as obras de recuperação da GO-108, no Nordeste do estado. O trecho de 6,5 quilômetros fica no começo do perímetro urbano de Posse e liga o município até a BR-020. Na cerimônia, realizada nesta quarta-feira (27/01), ele representou o governador Ronaldo Caiado. 


“Sabemos da importância desta obra para a região e para Posse. Esta recuperação, com recomposição de acostamento e sinalização horizontal e vertical, dará outra cara para Posse”, afirmou Pedro Sales, em discurso. 


Na cerimônia, Pedro Sales anunciou que o Governo de Goiás estuda uma parceria com a iniciativa privada, composta por produtores rurais e empresários da região Nordeste, para financiar a execução do projeto de duplicação do mesmo trecho. “A expectativa é voltar para Posse não apenas para inaugurar a restauração, mas também para dar a ordem de serviço para a tão sonhada duplicação no trecho”, declarou.


Esta obra vai atender uma reivindicação dos moradores da região que utilizam diariamente o trecho para ter acesso ao município. A execução vai contar com a recomposição do acostamento, reparos na pista e uma nova capa de pavimentação em TSD. Assim que concluída as obras, a Goinfra também vai implementar toda sinalização horizontal e vertical desse perímetro.


O morador da região, Francisco Soares, afirma que vive em Posse há 48 anos, e celebra o anúncio das obras de recuperação do trecho. “É o principal acesso à cidade e que tem um fluxo grande caminhões e carros. O que queremos é isto. Um local que possa proporcionar segurança e comodidade para quem trafega diariamente por aqui”.


O prefeito de Posse, Hélder Bonfim, entusiasta da iniciativa, celebra a parceria com o Governo de Goiás para a recuperação da rodovia. Ele também reforçou que já se reuniu com a iniciativa privada para iniciar os trâmites do acordo para a execução do projeto da duplicação da GO-108, conforme destacou Pedro Sales, em discurso. 




O deputado federal Lucas Vergílio destacou a relevância da obra, relembrou a importância da região e celebrou o empenho do governador Ronaldo Caiado e do presidente Pedro Sales em “colocar Posse como prioridade na execução de obras rodoviárias”. “Esta é uma região carente e que necessita de obras para melhorar constantemente a infraestrutura de seus municípios”.


Já o deputado Iso Moreira apontou que Posse “é uma cidade pujante e que precisava de uma entrada contingente com a importância do município”. “É um polo na região nordeste e que merece ter uma rodovia bem sinalizada, recuperada, para todos os que trafegam em Posse”, destacou o deputado Bruno Peixoto.


Fotos: André Costa/Comunicação Goinfra.



PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ELEITO O MELHOR DO BRASIL E O 25º DO MUNDO


Pesquisa é realizada pelo site TripAdvisor (Travelers’ Choice Awards), com base em avaliações de internautas. Apenas cinco atrativos turísticos do País aparecem nas listas mundiais de melhores destinos.

 

Goiás começa o ano despontando no Turismo mundial. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Nordeste do Estado, está entre os 25 melhores Parques Nacionais do mundo e o melhor do Brasil. É o que aponta a recente pesquisa do site TripAdvisor (Travelers’ Choice Awards 2021).


O único prêmio da indústria de turismo é baseado em milhões de avaliações e opiniões de viajantes de todo o mundo. O reconhecimento anual reflete "o melhor dos melhores" em serviço, qualidade e satisfação do cliente para acomodações, destinos, atrações, restaurantes e experiências. Segundo o TripAdvisor, a pesquisa destaca não apenas as escolhas populares, mas as experiências verdadeiramente excepcionais que fazem os viajantes voltarem. 


Apenas cinco atrativos turísticos do País apareceram nas listas mundiais de melhores destinos: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e as cidades de Campos do Jordão (SP), Natal (RN), Armação dos Búzios (RJ) e Ubatuba (SP). 


Segundo a avaliação dos internautas, a Chapada dos Veadeiros é ideal para quem quer encontrar cachoeiras de tirar o fôlego, piscinas naturais brilhantes e formações rochosas estonteantes. Além disso, a natureza foi outro grande diferencial para os turistas, já que a área de conservação ambiental é conhecida por suas trilhas e pela observação de animais selvagens nativos. Atualmente, o Parque,  gerenciado pela iniciativa privada, tem recebido novos investimentos em infraestrutura para estimular o turismo de aventura e ecológico. 


Para o presidente da Goiás Turismo,  Fabrício Amaral, a Chapada dos Veadeiros é motivo de orgulho para os goianos. “ A Chapada é Patrimônio Mundial Natural pela Unesco desde 2001. O Governo de Goiás tem muito carinho pela região,  sempre apoiando e investindo em ações de promoção nacional e internacional. Não é por acaso que estamos em primeiro lugar no Brasil e despontando para o mundo”, afirmou. A Região Turística da Chapada dos Veadeiros é composta pelo municípios de Alto Paraíso, Cavalcante,  São João D’Aliança,  Colinas do Sul e Teresina de Goiás.

Fotos: Cristiano Borges/Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) - Governo de Goiás.



JACILÂNDIA - LEMBRANÇAS DO "RONCADOR"


Por Valdecy Borges, Goiânia, 11/10/2020*

 

Oh! meu Deus quanta saudade

da região de Jussara

as moças casavam virgens

o que hoje é coisa rara.

E um fato curioso

não me sai do pensamento

noivo conhecia a noiva

na véspera do casamento.

 

Pois da roça onde eu morei

eu guardo essas lembranças

que ficaram na memória

do meu tempo de criança.

Infância dos oito anos

que então já permitia

ver o que acontecia

no meio da vizinhança.

 

"Roncador" pequeno rio

às margens do qual morei

final dos anos "50"

quando para lá mudei.

Mudança em carros de boi

com meus pais e meus irmãos

lindo tempo que se foi

chega dói meu coração.

 

O banho de córrego era

pra nós uma diversão

as mulheres na "Aguada"

e os homens no "Poção".

Separados por distância

que tirava a visão

os homens banhavam nus

as mulheres não sei não.

 

Daquele tempo saudoso

dos meus sonhos de  menino

quanta saudade eu tenho

da família "Secundino".

Ela se constituía

numa prole numerosa

que tão bem nos acolheu

de maneira generosa.

 

Bem perto da minha casa

uma lagoa existia

caçada de jacarés

era o que eu preferia.

Não era por diversão

pois matava e comia

e naquela ocasião

nenhuma lei proibia.

 

Local virou "Jacilândia"

próximo ao córrego Chibata

terra que me viu crescer

a saudade me maltrata.

Na vida do dia a dia

não conhecia a tristeza

e curtia a natureza

me embrenhando nas matas.

 

Aquela vida pacata

era o próprio mundo meu

que hoje me faz lembrar

Casimiro de Abreu:

"Oh! que saudades que tenho

Da aurora da minha vida

Da minha infância querida

Q os anos não trazem mais".

Saudade ainda sinto

estando hoje em Goiânia

saudade de JACILÂNDIA

fundada pelos meus pais!



(*) Valdecy Borges é jornalista e advogado (UFG), filho de Arnaldo Fernandes e de dona Jacy Borges, fundadores do distrito de Jacilândia no município de Itapirapuã. Valdecy nasceu em Bonfinópolis-GO em 1948, morou em Itauçu, mudou-se para Jussara em 1955. Atualmente reside em Goiânia.