terça-feira, 28 de março de 2017

EMPRESA AUTUADA DUAS VEZES POR MANTER CRIADOUROS DO AEDES EM JUSSARA

Uma ação conjunta entre o Núcleo de Combates a Endemias, Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária provocou a autuação da empresa Agropecuária Centro Oeste Ltda. por manter ou facilitar criadouros e proliferação do mosquito aedes aegypti, no imóvel localizada na BR-070, Residencial Vale do Araguaia.


Anteriormente, duas outras notificações feitas e encaminhadas ao Ministério Público, não foram eficazes, já que permanecia o acúmulo de água parada, conforme verificado novamente.

Os agentes de combate a endemias utilizaram um caminhão pipa para a retirada de 68 mil litros de água mantidos em câmaras/tanques utilizados para corte e polimento de pedras. O grande volume de água impressionou os agentes, “impossível calcular o número de larvas encontradas, um criadouro gigantesco de mosquitos”. O mau cheiro exalado da água incomodava, além da grande quantidade de larvas.

Toda a ação foi acompanhada pelo gerente do Núcleo de Combate a Endemias José Valmir e pela coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Eliane Rosa e pela coordenadora da Vigilância Sanitária Mariana Mourão e contou com o apoio do prefeito Wilson Santos secretária de saúde Nayara Luciana Ferreira e secretário dos transportes e obras Adenilson Parente.

A coordenadora de vigilância sanitária, Mariana Mourão explica que, “na primeira autuação a equipe contou com o apoio da polícia militar, e que a ação desta vez foi executada com o respaldo da Lei nº 8.500/2015 e Lei nº 16.140/2007 que autoriza as autoridades entrarem em imóveis abandonados ou fechados, com o objetivo de vistorias e eliminação de criadouros do aedes”.

Desta vez foram feitas duas autuações, uma pelo Núcleo de Combate a Endemias e outra pela Vigilância Sanitária. O caso, que já foi enviado ao Ministério Público, agora segue com processo administrativo e judicial contra os proprietários por acúmulo de água e proliferação. Os gastos municipais com caminhão pipa para a retirada do grande volume de água serão cobrados no IPTU da empresa. 
                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário