terça-feira, 17 de setembro de 2013

REPRESENTANTES DO CIMA VISITAM LIXÃO DE JUSSARA

Separação do Lixo
Representantes dos municípios que fazem parte do CIMA (Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente) reuniram-se no lixão de Jussara, situado na Zona Rural do município. Esta visita foi necessária para a caracterização dos resíduos sólidos do município, uma das etapas necessárias para confecção do Projeto de Tratamento de Resíduos, projeto este, em fase de elaboração pela Empresa Hollus Engenharia e Meio Ambiente.

O gerenciamento integrado do resíduo sólido do consórcio é um conjunto articulado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que a administração do CIMA desenvolverá (com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos), para coletar, segregar, tratar e dispor o resíduo. Gerenciar o resíduo de forma integrada significa: promover o consórcio por meio de um sistema de coleta e transporte adequado e tratar o resíduo utilizando tecnologias compatíveis com a realidade local, ter consciência que todas as ações e operações envolvidas no gerenciamento estarão interligadas, influenciando umas às outras, com o objetivo garantir o destino sanitário e ambientalmente correto e seguro para os resíduos sólidos. 

A caracterização contou com a participação de representes dos municípios de Jussara, Santa Fé de Goiás, Novo Brasil e Itapirapuã.

Representantes de Jussara (funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e
Secretaria Municipal de Transportes)

ATERRO SANITÁRIO


A Secretária do Meio Ambiente Ivana Paula de Almeida ressalta a importância de um Projeto de Tratamento de Resíduos Sólidos tanto para atender os requisitos ambientais, além das necessidades da saúde humana diretamente, certo que será evitado a contaminação do solo, do lençol, tornando-o infértil e contaminando as águas. E depois, evitando o contato humano com resíduos de modo arriscado, e causador de doenças.

Lixos diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário