terça-feira, 3 de setembro de 2013

FAZENDA ÁGUA BOA EXPÕE MELHORES TOUROS DO BRASIL NA EXPO-JUSSARA 2013

                           Touro Rebate da Água Boa
A Fazenda Água Boa confirmou a exposição do touro Quinteto da Água Boa, que tem sêmen disponível no CRV Lagoa da Serra e que foi selecionado entre os melhores de 2011 na quarta fase do PNAT em Uberaba-MG, e o touro Rebate da Água Boa, filho do Polonês, com sêmen disponível na ABS Pecplan. Os touros estarão disponíveis à visitação pública na Exposição Agropecuária de Jussara, nos dias 25 a 29 de setembro de 2013.

TOURO SUL TE DA ÁGUA BOA É SELECIONADO ENTRE OS MELHORES

Os 10 touros Nelore selecionados foram divulgados pela ABCZ no PNAT 2013 (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens) do PMGZ ainda no mês de Agosto. Pelo terceiro ano consecutivo a Nelore OV teve animais colocados entre os melhores. Este ano o destaque é Sul TE da Água Boa, filho de Pacará em uma vaca irmã própria de Galileu da Água Boa. O touro já foi contratado e
Touro Quinteto da Água Boa
passa a integrar o grupo de oito grandes reprodutores da Nelore OV em comercialização na ABS Pecplan. “A seleção feita pelo PNAT é muito criteriosa e, entre os melhores colocados, escolhemos o Sul pela ótima opção de linhagem que ele traz. É um touro de frame moderado e excelente caracterização racial, ideal para quem busca genética Nelore de qualidade e funcionalidade a campo. Ele também produziu sêmen aos 16 meses, estamos com ótimas expectativas com mais este touro do Sr. Otoni na ABS”, destaca Gustavo Morales Brito, Gerente de Produto Corte Zebu da ABS Pecplan. A 4ª edição do PNAT trabalhou uma base de dados de 117.584 animais avaliados para aprovar por índices quase 8.000 deles. Passaram pelo crivo dos técnicos da ABCZ 103 touros e os selecionadores inscreveram para o concurso 58 candidatos. A votação transcorreu em duas etapas e reuniu 157 criadores, 110 técnicos e representantes de cinco centrais de inseminação. “Iniciamos esse ciclo de resultados positivos no PNAT em 2011 com Quinteto, depois com Relevo e Reinador em 2012, também contratados pela ABS. É uma grande satisfação chegar a essa conquista em 2013 com Sul TE da Água Boa. É o resultado de um trabalho de seleção que desenvolvemos há quatro décadas e tem comprovado sua assertividade tanto no nosso rebanho quanto nos parceiros que confiam na nossa genética”, comemora Otoni Ernando Verdi Filho. Após uma apresentação do histórico do PNAT nos últimos anos, atualização de dados sobre coleta, distribuição de sêmen e progênies nascidas, cada touro jovem eleito foi apresentado de forma individual, numa grande festa de confraternização que atraiu quase 500 pessoas e teve transmissão “ao vivo” pela internet. 


Touro Sul da Água Boa
Atualmente, o trabalho de seleção do Nelore OV é realizado em três fazendas próprias e em mais duas de parceiros, com a seguinte estruturação:

FAZENDA ÁGUA BOA
Localizada no município de Jussara, Goiás, sede geral de todo o trabalho, é onde está o maior número de matrizes e é realizada grande parte das vendas. Nesta propriedade há uma estrutura especial para utilização de biotecnologias de reprodução e a preparação dos animais para algumas exposições.
A série alfanumérica na ABCZ é OEV e o sufixo "da Água Boa".

FAZENDA SANTA MARIA DO INDAIÁ
Também em Jussara, é dedicada ao trabalho de cria com uso de inseminação artificial por tempo fixo (IATF) e monta natural, com touros do próprio criatório de seleção.
A série alfanumérica na ABCZ é OEVF e o sufixo "do Verdi".

FAZENDA SANTA FÉ
Localizada no município de Santa Fé, Goiás, é onde é feita principalmente a recria a pasto dos animais desmamados na Água Boa, Santa Maria e nas parcerias. Após recriados, os animais são encaminhados para a Água Boa para reposição/vendas e para as outras fazendas apenas para reposição.
Sua série alfanumérica na ABCZ é OEVO e o sufixo "Santa Fé OV".

FAZENDA MARUPIARA
Localizada no município de Itapirapuã, é propriedade da Sra. Neide Biagi Pagnano Cond./Outros, com quem Otoni Verdi tem parceria de produção de parte das matrizes.
Sua série alfanumérica na ABCZ é OEVM e o sufixo "Marupiara OV".

FAZENDA FUNDÃO
Propriedade de João Pereira de Lima, com quem a família Verdi também tem parceria de produção de parte das matrizes.
Sua série alfanumérica na ABCZ é OEVO sufixo "Santa Fé OV".

As propriedades são muito próximas, em municípios vizinhos, facilitando o acompanhamento de todo trabalho.

A seleção OV participa da ANCP desde 2008 (Classificação G2) com a assessoria técnica do Dr. Walter Domingues e do PMGZ (ABCZ) há 23 anos. O gerenciamento e os acasalamentos são feitos pelo zootecnista Otoni Ernando Verdi Filho, formado pela Unesp de Botucatu/SP, trabalho através do qual já foram selecionados dez touros para Centrais de Inseminação, com a evolução altamente positiva do rebanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário