quinta-feira, 16 de junho de 2016

DELEGADO DIZ QUE RIO ARAGUAIA PODE MORRER NUM PRAZO DE 40 ANOS

Nesta quarta-feira (15/6), o delegado Luziano de Carvalho, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), afirmou que as atividades de pecuária e agricultura estão secando o Rio Araguaia. De acordo com suas declarações, o rio pode morrer nos próximos 40 anos.

Captação de água e desmatamento em localidade proíbida são alguns dos crimes cometidos ao longo do Araguaia. As infrações são cometidas nos municípios de Jussara e Mineiros. “Se continuar assim o Araguaia seca; não estou exagerando”, constatou delegado.

Luziano contou que apenas uma fazenda possui 26 pivôs para captação da água, o que daria uma quantidade para abastecer Goiânia. O delegado pondera que não se pode comemorar o progresso sacrificando o rio. “Temos que proteger para o ribeirinho, para o povo goiano”, ressaltou.


No inquérito instaurado pela delegacia especializada, 20 grandes fazendeiros foram ouvidos. A Univerdidade Federal de Goiás (UFG) e a Polícia Técnico Científica devem acrescentar estudos sobre o caso. O delegado defende a conscientização e pesquisa para deter a degradação do rio. “Não podemos ser corresponsáveis na extinção do rio”, adverte.

Fonte: DM

Nenhum comentário:

Postar um comentário