quarta-feira, 7 de maio de 2014

PREFEITURA FAZ CAMPANHA PELO DIA 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

UNIDOS PARA O ENFRENTAMENTO E COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e parceiros vai realizar intensas atividades na semana que antecede o dia 18 de maio com a intenção de conscientizar a população sobre a necessidade do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

ATIVIDADES

Durante toda a semana serão realizadas palestras em todas as escolas municipais e estaduais, incluindo os distritos e povoados. Esta prevista para o dia 16 de maio uma grande caminhada com saída a partir das 8:00 horas saindo do pátio do Posto Brasília II e chegada na Praça da Matriz, com acompanhamento de carros de som e fanfarras. A noite do mesmo dia 16 está previsto a partir das 19:00 horas a apresentação de grupos de teatro, palestras e outras atividades pedagógicas desenvolvendo o tema. Uma estrutura de some tendas será montada na praça.

PARCEIROS NO COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM JUSSARA

Prefeitura Municipal de Jussara, Ministério Público do Estado de Goiás, Secretaria M. de Assistência Social, Secretaria M. de educação, Secretaria M. de Saúde, Escola M. Isaura Maria da Silva, Escola M. Francisco R. Rebouças- Campo Alegre, Escola M. Soraya Saiva Vilela, Escola M. Lourival de Oliveira Lobo, Escola M. Prof.ª Dolores Martins, Colégio agrícola Comendador João Marchesi, Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, Colégio Militar de Jussara/CPMG – Maria Tereza G. Bento Neta, 19ª CIAPM, Policia Civil, Subsecretaria Regional de Educação, Colégio Estadual Dom Bosco, Colégio Estadual Jandira P. dos Passos, Colégio Estadual Dr. Brasil de R. Caiado, Colégio Estadual Marechal Rondon- Betânia, Escola Estadual Guariroba, UEG/ UNU Jussara, Faculdade de Jussara-FAJ, Colégio Objetivo, Guarda-Mirim de Jussara, Fanfarras das escolas, Esquadrão Águia.
Mais parceiros da campanha: vereadores Nilson Gomes, Juraci da Ambulância, Marcinho do Zila, Chiquinho da Nova Jussara.


DIA 18 DE MAIO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que de marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais e/ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças adolescentes. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intra familiar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual podem estar vulneráveis e tornarem-se mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo.


O enfrentamento à violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que a sexualidade é uma dimensão humana, desenvolvida e presente na condição cultural e histórica de homens e mulheres, que se expressa e é vivenciada diferentemente nas diversas fases da vida. Na primeira infância, a criança começa a fazer as descobertas sexuais e a notar, por exemplo, diferenças anatômicas entre os sexos. Mais à frente, com a ocorrência da puberdade, passa a vivenciar um momento especial da sexualidade, com emersão mais acentuada de desejos sexuais. Nessas fases iniciais do desenvolvimento da sexualidade (infância e adolescência), é fundamental a atenção, a orientação e a proteção a partir do adulto. Nenhuma tentativa de responsabilizar a criança e o adolescente pela violação dos seus direitos pode ser admitida pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário