quinta-feira, 25 de março de 2021

REPRESENTANTES DE MUNICÍPIOS SE REÚNEM PARA ABERTURA DE UTIs EM JUSSARA


Representantes dos municípios de Jussara, Itapirapuã, Fazenda Nova, Novo Brasil, Santa Fé de Goiás, Britânia e Montes Claros de Goiás se reuniram para debaterem a proposta de implantação de 20 leitos de UTIs no Hospital Nossa Senhora das Graças em Jussara, 25/03.


A proposta foi apresentada pelo ex- Superintendência de Performance da Secretaria Estadual de Saúde, Hardwicken Miranda Vargas, e representantes da OS Instituto de Desenvolvimento e Assistência a Saúde-IDASA, e pretende implantar, de início, 10 leitos de UTIs  e 10 leitos de semi-UTIs, totalizando 20 unidades utilizando as instalações do Hospital Nossa Senhora das Graças que se encontra desativado desde 2013. Uma vistoria prévia realizada por técnicos da OS aprovou a estrutura do hospital com capacidade para a instalação de até 40 UTIs.




As UTIs contarão com suporte de equipe médica e técnica, tomografia, hemodiálise, e usina de oxigênio, com custo estimado diário de cerca de R$ 3.400,00/dia/unidade.


Um convênio a ser firmado entre a OS IDASA e prefeitura de Jussara, com habilitação das UTIs junto ao Ministério da Saúde e aporte de recursos também por meio de parceria das prefeituras de municípios vizinhos, manteriam os custos por um período de vigência emergencial e inicial de pelo menos seis meses.



A ação é uma alternativa a curto prazo para o enfrentamento da covid-19 na região oeste de Goiás conforme depoimento dos prefeitos Marcus Vinícius, Erivaldo Alexandre da Silva e Idali Bontempo, de Fazenda Nova, Itapirapuã e Jussara, respectivamente.

O presidente da Câmara de Jussara, vereador Cloves do Militão alertou para a urgência da concretização da ação, conclamou os representantes dos municípios presentes para união a engajamento a esta idéia neste momento de dificuldades para todos, e se prontificou a colaborar para tanto.



A nação brasileira está sofrendo por falta de leitos de UTIs suficientes para socorrer as pessoas acometidas pela covid-19, a ocupação hospitalar está no limite da ocupação.

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são unidades de alto custo, por conta da necessidade de espaço físico diferenciado, equipamento de alta tecnologia e equipe multidisciplinar qualificada.

A reunião realizada no Centro da Pastoral Padre Chicão no Bairro Goiás em Jussara contou com a presença de prefeitos, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, representantes da OS IDASA. Por conta da pandemia a participação foi restrita aos convidados no ambiente amplo do Salão da Pastoral com distanciamento adequado à prevenção contra a covid-19.











Nenhum comentário:

Postar um comentário