Jussara fecha o mês de março com números assustadores desde o início da pandemia da covid-19, 237 pessoas foram testadas positivas, 15 morreram, mas há provável indicativo de queda nos casos registrados nos últimos dias.
UMA MORTE A CADA DOIS DIAS
Das 36 pessoas vítimas pela covid-19 em Jussara desde o início da pandemia há cerca de um ano, 15 morreram em março, a mesma quantidade registrada em todo o ano de 2020.
INDICATIVO DE QUEDA
O mês começou com 1142 casos positivados, e fechou com 1379 casos registrados, foram 237 novos casos registrados. Por outro lado, março começou com 987 pessoas curadas, fechando com 1238, um saldo de 251 pessoas curadas no mês.
A boa notícia, no entanto, é que nos últimos dias do mês os números, mesmo altos, mostram queda nos casos de contaminação e também nos casos de pessoas suspeitas de contaminação, caiu de 163 para 95 casos, o que pode indicar tendência de redução da covid-19 em Jussara. O mês teve o maior número registrado de casos no dia 14/03, com 151 pessoas com contaminação ativa, mas fechou com 91 casos, em 31/03. O número de ocupação em UTI e leitos de enfermarias também caiu.
RESULTADO DA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES COMERCIAIS?
Os números apresentados oscilaram diariamente durante todo o mês, mas no fechamento, nos últimos dias, há a indicação de queda. O questionamento que fica é se essa queda se deu por conta das ações de restrição das atividades comerciais na segunda quinzena, já que, de reflexo, os números baixaram bastante justamente nos dias 27 (2 casos), 28 (2), 29 (4), 30 (2) e 31 (4). Caso seja assim, as coisas podem voltar a se complicar, já que a cidade entra agora na fase de abertura das atividades, inclusive com o feriado da Semana Santa, o que deverá provocar maior movimentação das pessoas.
MANTER OS CUIDADOS
Enquanto a vacinação não avança em maior escala, o melhor mesmo é que todos mantenha o afastamento/isolamento social, utilizem máscara de proteção facial e faça a higienização permanente das mãos com álcool. Tomara que este não seja apenas um indicativo, mas a confirmação da queda de casos de covid-19 em Jussara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário