quarta-feira, 21 de outubro de 2015

JUSSARA REALIZOU CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Conferência Regional dos Direitos Humanos em Jussara
Jussara sediou a Conferência Conjunta Regional de Direitos Humanos com participação de representantes dos municípios: Jussara, Itapirapuã, Cidade de Goiás, Americano do Brasil, Aruanã, Mossâmedes, Fazenda Nova, Novo Brasil, São Simão, Santa Fé de Goiás, Araguapaz e Jaupaci.

O evento foi composto por três conferências simultâneas: 10ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, e 1ª Conferência de Direitos da Pessoa com Deficiência.

A Secretária da Mulher, Desenvolvimento Racial, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho de Goiás, Lêda Borges participou da Conferência, juntamente com a prefeita de Jussara Tatiana Ranna, a superintendente executiva dos direitos Humanos Onaide Santillo e demais autoridades como vereadores, secretários municipais, representantes de conselhos e conferencistas.

Conferência Regional dos Direitos Humanos em Jussara
Na abertura foram feitas apresentações artísticas por grupos de alunos como Ordem Unida da Polícia Mirim, Coral de Libra Incluindo Sem Fronteiras do Colégio Estadual Dom Bosco, Grupo Artístico da Escola Municipal Soraya Vilela, Grupo de Dança do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos.

A acadêmica em direito Gabriela Oliveira Mota, 20 anos, que é 100% deficiente visual, fez a leitura da Carta às Autoridades com reivindicações e defesa de direitos de pessoas com deficiência. “O acesso à educação para as pessoas com deficiência e outros direitos encontram amparo na Legislação mas não são exercidos na plenitude”, disse.

Vereadores Leontino Costa, Arthur Junqueira, Nilson Gomes,
prefeita Tatiana Ranna, vereador Chiquinho da Nova Jussara,
secretária Lêda Borges, presidente da Câmara Juraci e
secretária de saúde Luciana Freire
A secretária municipal de assistência social e presidente estadual do COEGEMAS, Maria Joaquina de Jesus, agradeceu a presença de todos os parceiros na realização da conferência, destacando a presença da Secretária Leda Borges: “A atuação da secretária na implantação da Lei do sistema único da Assistência Social em Goiás foi fundamental, havia anos que o processo se arrastava, mas hoje é uma realidade”.


Maria Joaquina agradeceu o apoio da prefeita Tatiana Ranna para a realização da Conferência e também na sua atuação na Secretaria de Assistência Social. “A prefeita Tatiana apoia sempre as atividades no COEGEMAS, onde represento não só Jussara, mas todos os 246 municípios goianos”.


Grupos de trabalhos foram formados para debates
De acordo com a secretária Maria Joaquina, Jussara foi o primeiro município a ter a Lei de Assistência Social aprovada e implantada. “Os vereadores de Jussara são parceiros da assistência social, ajudaram aprovando a lei que é importante para o Município”.

A Secretária Leda Borges destacou o comprometimento da prefeita Tatiana com aluta pelos direitos humanos exemplificando a convocação desta Conferência dos Direitos Humanos realizada em Jussara. De acordo com a secretária, “a presença de todos é que faz a conferência ser real e nela a possibilidade de retirar o que nela acontece pelos direitos humanos, incluindo a comunidade é que iremos avançar na qualidade de vida das pessoas”, disse.

Lêda Borges, Tatiana Ranna, Maria Joaquina, Pe. Pedro,
Simone, e Leandro Cantor
Onaide Santillo fez a palestra de apresentação da Conferência Regional dos Direitos Humanos. Grupos de trabalhos foram formados para debates simultâneos nas três conferências respectivas.

Ao final foram apresentados os relatórios com as idéias, propostas e sugestões que serão levadas à Conferência Estadual a ser realizada em Goiânia no dia 10 de dezembro, o Dia Mundial dos Direitos Humanos.

1. - Os delegados de Jussara para a 4ª Conferência Estadual do Idoso são estes:

TITULARES:
Maria de Fátima Marangoni dos Santos - Presidente do Conselho Municipal do Idoso - representante do Lar Beneficente Bom Jesus
Pe. Pedro Sirtoli - UNIVIDA
Messias Ferreira de Souza - Serviço do CCI da SEMAS
Suely Vieira Leal  - Serviço do CCI da SEMAS
Josefina da Luz Silveira - Novos Caminhos
Mirian Lopes - Funcionária Pública

SUPLENTES:
Maurinete Borges de Oliveira Santana - Funcionária Pública
Zaildes Alves da Silva - Usuária do CCI da SEMAS.

2. - A Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente não foi validada em função da não mobilização do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA/GO), não houve a eleição de delegados, se prevalecer a situação do CEDCA/GO o Estado de Goiás não terá a  Conferência estadual e como consequência não poderá participar da Conferência Nacional.

Fotos: Fernando da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário