Os agricultores familiares da Agrovila "Sindicalista Nilson Manoel da Silva" de Itapirapuã receberam a Certificação dos Lotes individuais para registro em Cartório, entregues pela empresa LGEO-Geo-referenciamento representada pelo agrimensor Leudemir Seabra Guimarães em solenidade na manhã de sábado, 17/04, realizada com restrição presencial, apenas para registro da ação.
O projeto de aquisição da propriedade rural por meio do Crédito Fundiário do Governo Federal em Itapirapuã foi pioneiro em Goiás, completou vinte anos, sendo três com carência e dezessete com pagamento das parcelas, com todas as 34 glebas quitadas, uma grande conquista agora sacramentada com a finalização do processo de desaverbação da dívida quitada junto à instituição financeira.
O presidente da Coopertã - Cooperativa Mista Singular dos Agricultores Familiares de Itapirapuã-GO, José Carlos de Queiroz, o Carlinhos da Agrovila, recebeu os kits da documentação necessária para a Certificação entregues pelo agrimensor Leudemir Seabra. “Estamos finalizando uma tarefa de desmembramento dos lotes com todas as peças necessárias como memoriais descritivos, mapas, declarações, geo-referenciamento, cadastros, e outros, atendendo todas as exigências da legislação. A Coopertã vai tomar as providências necessárias para posterior registro em Cartório”, explicou.
O presidente da Coopertã, Carlinhos da Agrovila, lembrou a gestão do saudoso ex-presidente Deodato Pereira do Nascimento (Diozinho), “que deixou praticamente tudo pronto, foi preciso apenas concluir os procedimentos já encaminhados. Agora cada um terá a documentação individual, definitiva e livre da respectiva propriedade”.
O ex-diretor de Assentamento Rural, Regularização e Recurso Fundiários do IDAGO-Instituto de Desenvolvimento Agrário de Goiás, Nilson Almir Pereira do Nascimento, responsável pela implantação do projeto de Agrovilas em Itapirapuã, foi convidado para fazer a entrega da primeira pasta de documentação para o agricultor Cinair Ancelmo Brito, um dos primeiros assentados, representando simbolicamente os 34 proprietários das glebas. “Agradecemos ao Nilson Almir, que neste momento representa também seu pai, o ex-presidente Diozinho, pela implantação e apoio ao projeto da Agrovila”.
Nilson Almir relembrou as ações para aquisição da propriedade e para implantação da Agrovila há mais de vinte anos, relatando ainda a parceria dos ex-presidentes da Coopertã, Celso Alves de Castro, Manoel Taveira dos Santos e Deodato Pereira do Nascimento. “Tivemos verdadeiros companheiros na implantação da Agrovila, no início o Celso, que ajudou na aquisição, seleção dos assentados, e fundação da cooperativa, depois o Zinho, que atuou no início da construção das moradias e eletrificação rural, e depois o Diozinho, que atuou na finalização das moradias, na consolidação do projeto e manutenção do pagamento das parcelas rigorosamente em dia, e agora por último o Carlinhos com a Certificação dos lotes. Agradecemos e parabenizamos a todos os envolvidos no projeto, agradecemos pela parceria”
Participaram da solenidade o agrimensor Leudemir Seabra Guimarães, o presidente da agrovila, José Carlos de Queiroz, o jornalista Nilson Almir Pereira do Nascimento, a técnica Fundiária, Andrea Andrade, e agricultores familiares representantes dos proprietários das glebas.
Por conta da pandemia da covid-19 o evento respeitou medidas de restrição presencial, também o uso de máscara de proteção facial e uso de álcool para higienização das mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário