Páginas

sábado, 17 de abril de 2021

AGROVILA DE ITAPIRAPUÃ RECEBEU CERTIFICAÇÃO PARA REGISTRO DE ESCRITURAS EM CARTÓRIO


Os agricultores familiares da Agrovila "Sindicalista Nilson Manoel da Silva" de Itapirapuã receberam a Certificação dos Lotes individuais para registro em Cartório, entregues pela empresa LGEO-Geo-referenciamento representada pelo agrimensor Leudemir Seabra Guimarães em solenidade na manhã de sábado, 17/04, realizada com restrição presencial, apenas para registro da ação.

O projeto de aquisição da propriedade rural por meio do Crédito Fundiário do Governo Federal em Itapirapuã foi pioneiro em Goiás, completou vinte anos, sendo três com carência e dezessete com pagamento das parcelas, com todas as 34 glebas quitadas, uma grande conquista agora sacramentada com a finalização do processo de desaverbação da dívida quitada junto à instituição financeira.



O presidente da Coopertã - Cooperativa Mista Singular dos Agricultores Familiares de Itapirapuã-GO, José Carlos de Queiroz, o Carlinhos da Agrovila, recebeu os kits da documentação necessária para a Certificação entregues pelo agrimensor Leudemir Seabra. “Estamos finalizando uma tarefa de desmembramento dos lotes com todas as peças necessárias como memoriais descritivos, mapas, declarações, geo-referenciamento, cadastros, e outros, atendendo todas as exigências da legislação. A Coopertã vai tomar as providências necessárias para posterior registro em Cartório”, explicou.

O presidente da Coopertã, Carlinhos da Agrovila, lembrou a gestão do saudoso ex-presidente Deodato Pereira do Nascimento (Diozinho), “que deixou praticamente tudo pronto, foi preciso apenas concluir os procedimentos já encaminhados. Agora cada um terá a documentação individual, definitiva e livre da respectiva propriedade”.



O ex-diretor de Assentamento Rural, Regularização e Recurso Fundiários do IDAGO-Instituto de Desenvolvimento Agrário de Goiás, Nilson Almir Pereira do Nascimento, responsável pela implantação do projeto de Agrovilas em Itapirapuã, foi convidado para fazer a entrega da primeira pasta de documentação para o agricultor Cinair Ancelmo Brito, um dos primeiros assentados, representando simbolicamente os 34 proprietários das glebas. “Agradecemos ao Nilson Almir, que neste momento representa também seu pai, o ex-presidente Diozinho, pela implantação e apoio ao projeto da Agrovila”.

Nilson Almir relembrou as ações para aquisição da propriedade e para implantação da Agrovila há mais de vinte anos, relatando ainda a parceria dos ex-presidentes da Coopertã, Celso Alves de Castro, Manoel Taveira dos Santos e Deodato Pereira do Nascimento. “Tivemos verdadeiros companheiros na implantação da Agrovila, no início o Celso, que ajudou na aquisição, seleção dos assentados, e fundação da cooperativa, depois o Zinho, que atuou no início da construção das moradias e eletrificação rural, e depois o Diozinho, que atuou na finalização das moradias, na consolidação do projeto e manutenção do pagamento das parcelas rigorosamente em dia, e agora por último o Carlinhos com a Certificação dos lotes. Agradecemos e parabenizamos a todos os envolvidos no projeto, agradecemos pela parceria”



Participaram da solenidade o agrimensor Leudemir Seabra Guimarães, o presidente da agrovila, José Carlos de Queiroz, o jornalista Nilson Almir Pereira do Nascimento, a técnica Fundiária, Andrea Andrade, e agricultores familiares representantes dos proprietários das glebas.

Por conta da pandemia da covid-19 o evento respeitou medidas de restrição presencial, também o uso de máscara de proteção facial e uso de álcool para higienização das mãos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário