Realizada no Auditório Manoel Soares de Castro da Câmara de Vereadores, nos dias 19 e 20/08, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Jussara contou com transmissão ao vivo pelas redes sociais com palestra online do coordenador geral de gestão descentralizada e participação social da Secretaria Nacional de Assistência Social/SNAS, Bechara Miranda sobre o tema proposto “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”.
A cerimonialista, Maria Joaquina de Jesus, ex-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Goiás, explicou acerca das dinâmicas da conferência municipal que propõe sugestões à conferência estadual, que com aprovação poderão ser levadas à Conferência Nacional.
Maria Joaquina anunciou a composição da mesa diretiva, bem como os pronunciamentos das autoridades logo após a execução do Hino Nacional.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gleycy Mara Borges Mesquita anunciou a abertura oficial da conferência com pronunciamentos a seguir do presidente da Câmara Municipal, o vereador Cloves do Militão, da secretária Municipal de Assistência Social, Maria Silvana Pedrosa, do senhor Antonio Carlos de Barros Espíndola que representou a secretária de saúde, Eliane Rebouças, e da secretária municipal de educação, Kelly Cristina Silva representando a prefeita Idali Bontempo.
A conselheira presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência/COMDIDE, Nilva Barros do Nascimento fez a leitura do regimento da conferência para debate e aprovação.
Esta é a primeira conferência no Município no formato híbrido (presencial e virtual) com interação online, com restrição presencial de público por conta da pandemia do coronavírus, mas com a inovação tecnológica que permitiu participação simultânea dos polos na Câmara Municipal, no CCI e nos distritos de São Sebastião do Rio Claro, Betânia e Campo Alegre.
As Memórias das Conferências Municipais de Assistência Social foram temas do palestrante, o conselheiro vice-presidente Pe. Pedro Sirtoli que apresentou o histórico, evolução e estágio atual da assistência social nos municípios. Pe. Pedro Sirtoli coordenou os Grupos de Trabalho por polos e também a Plenária da Conferência, em conjunto com Gleycy Mara.
A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Goiás, Heloiza Alves Ribeiro palestrou acerca do tema da conferência com foco nos 5 eixos temáticos: 1- A proteção social, 2- Financiamento e orçamento, 3-Controle Social, 4-Gestão, e 5-Atuação do SUAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário