domingo, 14 de fevereiro de 2016

JUSSARA - QUEM SERÃO OS CANDIDATOS A PREFEITO NAS ELEIÇÕES DE 2016?

É comum ouvir que no Brasil as coisas começam realmente todos os anos só depois do carnaval. Passadas então as festividades carnavalescas em ano de sucessão municipal, é que as articulações políticas vão acelerar para a definição dos nomes que disputarão a eleição em Jussara.

Vamos fazer uma reflexão aqui nesta resenha, dos nomes lembrados nas rodas políticas com possibilidades de serem concretizados como candidatos para a disputa de fato nas eleições de outubro deste ano.

PREFEITA NÃO DEVE DISPUTAR REELEIÇÃO

A prefeita Tatiana, desde o início do mandato tem afirmado que não disputa a reeleição, realiza uma gestão austera, proba, dentro dos ditames legais, sem clientelismo político. Realizou obras importantes como asfaltamento das avenidas marginais da BR-070, renovou o asfalto em todas as ruas centrais, construiu casas, reformou e ampliou UBS, adquiriu ambulâncias, vans e maquinários, implantou atendimento 24 horas no hospital municipal, ampliou o perímetro urbano da cidade para regularização de novos loteamentos. Enfim, faz uma gestão realizadora, mas sem foco numa candidatura pessoal.  Na atual gestão foram recebidas importantes premiações na educação, tanto do Agrinho como do Goiás na Ponta do Lápis, anunciado índices extraordinários no IDH com a melhor posição na região Oeste de Goiás, e mais recentemente a conquista do 9º lugar entre todos os municípios do Estado de Goiás sobre a correta alimentação de seus respectivos Portais da Transparência, conforme orientações do projeto “Ranking Nacional dos Portais da Transparência” do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO). Mesmo com uma gestão realizadora, a prefeita opta por descansar, não deverá disputar o pleito deste ano.

OUTROS NOMES NA BASE ALIADA

Na base aliada da prefeita Tatiana existe pré-candidatos lembrados por correligionários, e com potencial como os vereadores Juesmar Garcia, Leontino Costa (Cheiro do Jovêncio), Arthur Junqueira, Nilson Gomes e o ex-vereador Jean da Sementeira. São nomes com credenciais para uma boa gestão, mas que deverão buscar a união de todos em torno de um único indicado visando maior competitividade no pleito.

OPOSIÇÃO JOGA PEDRA

Na oposição, o nome do vereador Ricardo Nascimento-PMDB está colocado. Seu estilo oposicionista, é o estilingue que atira pedra na vidraça alheia, coloca em dúvida a sua capacidade para gestão. Nem sempre os que têm talento para a crítica fácil conseguiram emplacar boas gestões, é um fracasso quando colocados para resolver os problemas criticados. Ricardo gosta de bater, é crítico por natureza, alguns destacam mesmo seu suposto estilo arrogante como sendo seu tendão de Aquiles, inspira medo e desconfiança à população. Pode ser uma candidatura tipo “cavalo paraguaio”, sem chegada, não tem grupo consistente (não une o próprio partido), não tem mesmo sequer estrutura para bancar uma candidatura competitiva de fato. A sua aposta no “quanto pior, melhor” com ataques oportunistas à atual administração vem sendo desmascarada, sempre é pego no contra pé, desmoralizado nas próprias situações criadas.

WILSON SANTOS TENTA ALAVANCAR NOME

Outro nome lembrado, e em plena campanha, é o do ex-vice-prefeito Wilson Santos que tenta herdar o reduto eleitoral do antigo grupo do ex-prefeito Joaquim de Castro, grupo esse já derrotado na última eleição em Jussara. Wilson é visto às vezes já em campanha visitando pessoas e pedindo apoio para a sua candidatura, usando mesmo o nome do Conselheiro do TCM. Mas quem quiser conversar com ele, falar sobre política ou esclarecer alguma dúvida sobre sua candidatura, é só se dirigir a um bar conhecido no centro da cidade, onde parece estar instalado seu escritório político, já que quase sempre é visto sentado em uma mesa no referido estabelecimento. Wilson Santos já foi vereador e assumiu por quatro meses a prefeitura no último mandato, é popular e tem prestígio político para uma candidatura consistente, é do PSDB, partido do governador Marconi Perillo.

CLAUDIO BARROS PODE SER NOME NOVO NA DISPUTA

O professor Claudio Barros, dentre todos os nomes, pode vir a ser a revelação destas eleições, tem conhecimento empreendedor, não enfrenta desgastes já que é um estreante na política jussarense e tem seu nome lembrado no meio político com freqüência. Tem forte formação acadêmica com mestrado e doutorado em educação e gestão comprovada, além de gozar de respeito no meio educacional  e universitário.

OUTROS NOMES

Outros nomes respeitáveis como Orion Caetano, Zeca da Celg, Zé Railton e Coca são citados nas rodas políticas, mas não parecem ter bagagem política ou pretensões próprias para uma candidatura de fato à prefeitura de Jussara.

QUADRO INDECISO

No resumo do quadro atual, na verdade, o que é mostrado por enquanto é que há muita indefinição ainda, "muita água ainda vai passar por debaixo da ponte" até que as candidaturas se definam. Surpresas ainda estão por vir, as articulações se iniciarão agora com afunilamento para a escolha dos nomes nas convenções. Nem sempre as candidaturas postas com afoito neste momento inicial "vingam" até o final, algumas sequer chegam à praia, "morrem dentro d'água mesmo". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário