segunda-feira, 25 de maio de 2015

USINA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - PREFEITURA VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 27 DE MAIO

A Prefeitura de Jussara, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar a Audiência Pública dia 27 de maio, as 14:30 horas para apresentar e debater a intenção do Município instalar uma Usina de Tratamento e Destinação de Resíduos Sólidos.

A instalação da Usina é uma opção para o atendimento ao disposto nas Leis Federais nº 11.445/2007 e nº 12.305/2010, que determina aos municípios a correta destinação aos resíduos sólidos e o encerramento dos lixões.

Estão sendo convocados para a audiência pública os representantes de associações, entidades representativas, autoridades e a comunidade em geral e será realizada no auditório da biblioteca municipal.


USINA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO) É SOLUÇÃO SONHADA POR TODOS....

A audiência pública a ser realizada nesta quarta-feira (27.05) às 14:30 horas na Biblioteca Municipal vai debater a Usina de lixo proposto pela empresa REUSI que projeta a instalação imediata de cinco usinas em Goiás, sendo quatro no entorno de Goiânia e mais uma em Jussara e outra em Porangatu.

Jussara, apesar de ter uma menor produção de resíduos sólidos (lixo) vai funcionar em sistema de Consórcio público agregando outros municípios da região.

O consórcio CIMA desta região foi indicado, por ser o mais organizado em Goiás, tendo CNPJ próprio, Diretoria registrada, Conta Bancária, registrado no SINCONV, Estatuto Registrado, Contrato de Rateio com cada Município, imóvel escriturado em nome do Consórcio CIMA com área de 3,53 Alqueires.

Maguito Vilela, prefeito de Aparecida de Goiânia, afirma que “a grande importância desta tecnologia e desta parceria que além de não gerar despesas para o município, também tem um resultado espetacular para a natureza”.

A USINA a REUSI desenvolve um processo envolvendo três tecnologias patenteadas de forma complementar que resultam na única solução no mundo em que todo lixo produzido tem destinação final correta, sendo reutilizado em sua totalidade, assim, não empregando aterros sanitários, lixões ou qualquer outro método que não garante segurança ambiental em sua totalidade.

Assim todos os resíduos sólidos são triturados e secados num primeiro processo, após o material segue na esteira passa por eletro imãs que irão separar os metais ferrosos.

Em seguida o material pode ser transformado num material denominado, “bio sintético reusi”.

Esse material é transformado no final em madeira bio sintética, óleo pesado ou bio gás. Sendo que o óleo pesado gera o óleo diesel.


A empresa propõe a instalação da usina de Tratamento de Resíduos Sólidos da REUSI sem custo para os municípios, pois a empresa interessa pelo lixo produzido e também por todo passivo, ou seja, todo lixo já depositado nos lixões, e o lixo produzido todos os dias. A empresa ganha com a produção final resultante destes rejeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário