terça-feira, 26 de maio de 2015

FORAM COLHIDAS MAIS DE 100 TONELADAS DE ARROZ NA LAVOURA COMUNITÁRIA

A Prefeitura de Jussara fez a entrega oficial da colheita da Lavoura Comunitária, safra 2014/2015 em evento no galpão do Parque de Exposição Agropecuária, com a presença da prefeita Tatiana Ranna e de representante das famílias trabalhadoras, EMATER, e secretários municipais.

Foram colhidas mais de 100 toneladas de arroz de sequeiro de excelente qualidade, 1.681 sacas de 60 quilos. Foram descontados 6,5% para pagamentos das sementes, e 8,0% para o arrendamento da terra utilizada para o plantio. Do total, foram entregues às famílias cerca de 94 toneladas para remunerar 1.151 dias somados de trabalho.

Este ano houve uma pequena queda na produtividade em relação a safra colhida no ano passado que foi cerca de 140 toneladas. A área plantada foi praticamente a mesma. Mesmo assim, a colheita foi considerada satisfatória e o resultado final agradou aos participantes beneficiados.

A prefeitura de Jussara, juntamente com as famílias cadastradas, fez o plantio de vinte alqueires de lavoura de arroz de sequeiro, desta vez sem a parceria da Secretaria de Agricultura do Governo de Goiás, mas com a orientação técnica da EMATER.

Os trabalhadores realizaram o serviço de preparo do solo e plantio, cuidando depois da roça até o momento da colheita, quando é feito a secagem, pesagem e a embalagem do arroz.

A prefeitura entrou com os maquinários, combustível, outras despesas, e também cuida da administração do projeto.

Fotos: Fernando da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário