quarta-feira, 27 de maio de 2015

SUCESSO - AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA INSTALAÇÃO DE USINA DE TRATAMENTO E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Audiência Pública para instalação de Usina de Tratamento
de Resíduos Sólidos em Jussara
A prefeitura de Jussara realizou a Audiência Pública para debater com a comunidade a intenção do Município em instalar uma Usina de Tratamento e Destinação de Resíduos Sólidos, juntamente com o Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente – CIMA.

A instalação da Usina é uma opção para o atendimento ao disposto nas Leis Federais nº 11.445/2007 e nº 12.305/2010, que determina aos municípios a correta destinação aos resíduos sólidos e o encerramento dos lixões.

Participou a prefeita de Jussara Tatiana Ranna, prefeita de Itapirapuã Zélia Camelo de Oliveira, prefeitos de Santa Fé de Goiás Dr. Gilmar e de Novo Brasil Dr. Sebastião Sabino, secretário do CIMA Wolmer Arrais, e ainda os vereadores de Jussara Nilson Gomes, Chiquinho da Nova Jussara e Adenilson Parente. Participaram também Secretários municipais e representantes de associações, entidades representativas como CDL, autoridades e a comunidade em geral, realizada no auditório da biblioteca municipal.

Autoridades presentes na Audiência Pública
Representante da Reusi em Goiás Dr. Josias Gonzaga, e o Diretor Fausto Romero foram os palestrantes que fizeram a exposição da tecnologia utilizada e o organograma para solução dos resíduos sólidos desde o recebimento dos materiais à produção do Composto Bio sintético Reusi – CBSR.

De acordo com o Diretor da Reusi, Fausto Romero “a instalação da Usina será a custo zero para o Município e, localizada próxima do lixão” destacando que “poderá entrar já em funcionamento de 6 a 8 meses a partir da licença de instalação”.

Já o representante da Reusi em Goiás Dr. Josias Gonzaga explicou que “a situação em Jussara é muito favorável, está bem adiantada porque já existe o Consórcio formado, vai ser mais fácil concretizar a instalação da Usina”, disse, completando que “essa Usina vai representar muito para a preservação dos recursos naturais”.

A prefeita Tatiana destacou que “a Usina é uma solução viável para o aterro sanitário. O ganho do Município, que vai investir muito pouco, é a solução ambiental e melhorias na qualidade de vida das pessoas”, disse. O terreno onde a Usina será instalada terá de ser doado pelo Município, com aprovação da Câmara de Vereadores.

Para a viabilização da instalação da Usina em Jussara será preciso que o CIMA seja composto pelos municípios: Jussara, Britânia, Aragarças, Aruanã, Santa Fé de Goiás, Montes Claros de Goiás, Itapirapuã, Novo Brasil, Fazenda Nova, Matrinchã. A inclusão dos demais municípios deverá ser providenciada de imediato.

Foram feitas perguntas pelos presentes, com respostas e esclarecimento feitos pelos técnicos da Reusi. Ao final, a Audiência Pública foi considerada bem sucedida cumprindo os propósitos para os quais foi realizada.

USINA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO) É SOLUÇÃO SONHADA POR TODOS....

A audiência pública foi realizada nesta quarta-feira (27.05) às 14:30 horas na Biblioteca Municipal e debateu sobre  a Usina de lixo proposto pela empresa REUSI que projeta a instalação imediata de cinco usinas em Goiás, sendo quatro no entorno de Goiânia e mais uma em Jussara e outra em Porangatu.

Jussara, apesar de ter uma menor produção de resíduos sólidos (lixo) vai funcionar em sistema de Consórcio público agregando outros municípios da região.

O consórcio CIMA desta região foi indicado, por ser o mais organizado em Goiás, tendo CNPJ próprio, Diretoria registrada, Conta Bancária, registrado no SINCONV, Estatuto Registrado, Contrato de Rateio com cada Município, imóvel escriturado em nome do Consórcio CIMA com área de 3,53 Alqueires.
A grande importância desta tecnologia e desta parceria que além de não gerar despesas para o município, também tem um resultado espetacular para a natureza.

A USINA a REUSI desenvolve um processo envolvendo três tecnologias patenteadas de forma complementar que resultam na única solução no mundo em que todo lixo produzido tem destinação final correta, sendo reutilizado em sua totalidade, assim, não empregando aterros sanitários, lixões ou qualquer outro método que não garante segurança ambiental em sua totalidade.

Assim todos os resíduos sólidos são triturados e secados num primeiro processo, após o material segue na esteira passa por eletro imãs que irão separar os metais ferrosos.

Em seguida o material pode ser transformado num material denominado, “bio sintético reusi”.

Esse material é transformado no final em madeira bio sintética, óleo pesado ou bio gás. Sendo que o óleo pesado gera o óleo diesel.

 A empresa propõe a instalação da usina de Tratamento de Resíduos Sólidos da REUSI sem custo para os municípios, pois a empresa interessa pelo lixo produzido e também por todo passivo, ou seja, todo lixo já depositado nos lixões, e o lixo produzido todos os dias. A empresa ganha com a produção final resultante destes rejeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário