terça-feira, 8 de outubro de 2013

CURSOS DA UNIFAJ FICAM ENTRE OS PIORES, SEGUNDO AVALIAÇÃO DO ENADE

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012, divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC), colocam Goiás em situação pior que a média nacional. Enquanto 30% dos cursos avaliados no País obtiveram notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias, no Estado esse porcentual foi de 41,5% de um total de 207.

O exame do ano passado avaliou cursos das áreas de Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e eixos tecnológicos de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. A escala das notas no Enade, vão de 1 (pior nota) a 5 (melhor nota).

UNIFAJ ENTRE AS PIORES NOTAS

A situação da UNIFAJ de Jussara é crítica segunda a avaliação do Enade, já que dos cursos oferecidos, dois ficaram com as piores avaliações, Ciências Contábeis com nota 1 e Tecnologia em Gestão Comercial com nota 2. 
O curso de Direito recebeu nota 2, já o de Administração recebeu nota 3.

Mas a UNIFAJ com a pior nota nos dois cursos citados, engrossa a fileira juntamente com outras instituições ruins em Goiás. Dentre outros cursos com conceito baixo em Goiás, constam, por exemplo, o de Direito da Faculdade Alves Faria (Alfa), com nota 2, Direito da Universidade Salgado de Oliveira, também nota 2, Administração da Faculdade Padrão, com nota 2, e Direito da Faculdade Lions (FacLions) de Goiânia, que obteve nota 1 – o pior dentre todos os cursos de Direito avaliados em Goiás.

A nota insatisfatória é motivo para decretar o fechamento do curso ou o cancelamento de vestibulares futuros. Nesses casos, o MEC avalia cada situação, se houve ou não reincidência e se existem perspectivas de melhora, e indica qual medida tomar.

O resultado geral pode ser observado no link RESULTADO DO ENADE.

MELHOR NOTA

Na outra ponta da tabela, o melhor desempenho, até mesmo na relação geral, comparando todos os cursos do Estado que participaram do Enade, é Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), que obteve nota 5. Esse conceito lhe garantiu, ainda, uma posição comemorada pelo reitor Edward Madureira Brasil e pelo diretor da faculdade, o professor Pedro Sérgio dos Santos, que foi o de oitavo melhor curso de Direito do Brasil, a partir do ranking das notas obtidas no exame. Ficou atrás somente de instituições como as federais de Ouro Preto, Viçosa e Juiz de Fora – todas em Minas Gerais – e Roraima.

 O Enade avalia exclusivamente o aluno e formula a média final a partir do cruzamento da nota obtida por cada estudante com a média do curso. “Professores capacitados e exclusivos, grande número de pesquisas e projetos de extensão, tudo isso cria o ambiente propício para elevar o rendimento dos estudantes”, avalia Pedro Sérgio.

Dentre os cursos com nota máxima, constam ainda os de Administração da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e também da Universidade Paulista (Unip), que obteve o mesmo conceito em outros dois.


Além de Direito de Goiânia, a UFG conseguiu melhor nota no Direito da cidade de Goiás, bem como em Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis e Administração de Empresas, das unidades de Goiânia e Catalão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário