A Prefeitura de Jussara decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 13 de setembro (quarta-feira), aderindo a uma convocação da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e Agência Goiana dos Municípios (AGM).
Assim Jussara se junta a mais de duzentas cidades goianas no Dia Estadual do Protesto, fechando as portas para reivindicar mais autonomia financeira dos municípios.
O fechamento não se aplica aos órgãos encarregados dos
serviços essenciais à coletividade como Hospital Municipal, fiscalização,
Secretaria Transportes e Obras, Secretaria do Meio Ambiente e Conselho Tutelar.
A prefeita Idali Bontempo decretou ponto facultativo por meio do decreto nº 436, de 12 de setembro de 2023 considerando “a grave crise financeira que afeta os municípios brasileiros, e a necessidade de equilíbrio das contas públicas, o significativo crescimento das obrigações e a desaceleração dos repasses do FPM e ICMS, comprometendo a programação financeira estabelecida pela administração municipal”, para a tomada da decisão.
Também que “a paralisação das atividades municipais foi deliberada em ato com a presença de prefeitos, ante o entendimento de ser esta a forma mais adequada de chamar a atenção da sociedade e do próprio Governo Federal para a gravidade da situação financeira dos municípios”, entre outras considerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário