quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

COVID-19 EM JUSSARA - PRIMEIROS DIAS DE FEVEREIRO BATEM RECORDE DE APARECIMENTO DE NOVOS CASOS

Números de novos casos de covid-19 assustam nos primeiros dias de fevereiro.

A segunda onda da pandemia do coronavírus acende o sinal vermelho em Jussara com alerta total para a necessidade de ações mais eficazes para conter o seu avanço. 


Nos primeiros dez dias de fevereiro os números mostram o aparecimento de 10 novos casos diariamente em média, ao todo 100 novos casos foram registrados neste período, 10,38% de todos os casos registrados desde que começaram as contagens há cerca de um ano, com registro total de 963 até agora. 

No mesmo período de fevereiro foram registrados 76 casos de pacientes curados, somando agora 856 pacientes vitoriosos contra a doença.

Mesmo para uma cidade pequena, (Jussara tem 19.153 habitantes de acordo com o último censo do IBGE), os números impressionam e mostram que 5,02% de toda a população contraiu o vírus.


Nesta briga de números entre curados e contaminados, o saldo é negativo, sobram atualmente 90 pacientes contaminados, destes 84 em isolamento domiciliar, 4 internados em UTI e 2 em enfermaria. 16 óbitos foram registrados.

O que mais preocupa na análise dos números é que os números de pessoas suspeitas de contaminação não param de crescer também, atualmente são 107 isoladas em domicílio, o que indica que os números de casos ativos continuarão crescendo já que esses casos suspeitos poderão ser confirmados, ou não.

Os questionamentos mais comuns nas ruas são acerca da causa deste aumento de casos em Jussara, mas também sobre as ações efetivadas para o seu combate. “No ano passado, quando os números eram menores as autoridades, a polícia militar, os bombeiros e outros agentes de saúde sempre marcaram presença com ações de combate, mas que serviam especialmente para a conscientização da população quanto à prevenção. 

Agora com números galopantes, o número de casos aumentando assustadoramente, parece haver certo comodismo por parte das autoridades, o que pode estar refletindo no comportamento da população que deve ter perdido o medo da covid-19”, expressou um empresário que preferiu não se identificar. “É preciso acender o sinal de alerta, a vacina chegou mas não será ofertada a todos ainda, enquanto isso não baixar a guarda para a covid-19”, completou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário