Em tempos de liberdade de comunicação por meio das redes sociais um assunto que ganhou destaque em grupos de whatsapp e perfis no facebook está sendo a suspeita de existência de “fura-fila” na vacinação contra a covid-19 nos municípios.
Em Pires do Rio a justiça concedeu liminar afastando o secretário de saúde do Município por 60 dias após denúncia de haver furado a fila vacinando a própria esposa. De imediato o secretário de Saúde, Assis Silva Filho, pediu exoneração do cargo.
RELAÇÃO DOS VACINADOS NA 1ª FASE
Em Jussara o assunto gerou polêmica com várias reclamações nas redes sociais quanto à possibilidade de existência de “Fura-fila”. O vereador Juesmar Camilo fez requerimento ontem à secretária de saúde, Eliane Rosa Rebouças solicitando a relação detalhada das pessoas que foram vacinadas na primeira fase com o intuito de verificar se foram seguidas as determinações conforme protocolo da Secretaria Estadual de Saúde. A relação ainda não foi entregue.
Mas o vereador publicou vídeo na sua página no facebook relatando que esta sendo muito cobrado nos últimos dias sobre a vacina da covid-19 em Jussara: “Há dois dias estou recebendo muita cobrança, as pessoas questionando que foram vacinadas pessoas que não estão na linha de frente do combate à covid-19, pessoas que não estão no protocolo do Governo. Quero deixar bem claro que não estou acusando ninguém de irregularidade, só estou fazendo o meu papel de vereador, estou sendo cobrado e vou cobrar da secretaria de saúde para repassar as informações à população”.
NOTA
Uma nota publicada pela Secretaria Municipal de Saúde de Jussara na 1ª Fase da Vacinação contra a covid-19 definia o público alvo: Grupos Prioritários/Plano Municipal de Imunização: Profissionais da saúde em enfrentamento a covid-19; Demais profissionais de saúde da rede pública e privada; Pessoas institucionalizadas do Município (Lar beneficente), e pessoa acima de 75 anos.
GOVERNO DE GOIÁS COMBATE “FURA-FILA”
O governador Ronaldo Caiado e o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi, se reuniram no Palácio das Esmeraldas, para tratar de uma parceria com objetivo de prevenir casos de “fura-fila” na vacinação contra a Covid-19 em Goiás. O governador informou que determinou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) a transferência ao Ministério Público (MP) do acesso ao sistema de informação do Plano Nacional de Imunizações (PNI).
A reportagem tentou contato via whatsApp junto à secretária de saúde, sem retorno até o fechamento da reportagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário