segunda-feira, 14 de agosto de 2017

AGOSTO DOURADO - PALESTRAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EM JUSSARA

Palestra na Semana do Aleitamento Materno.
A Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Assistência Social, realizaram palestras no Auditório Manoel Soares de Castro da Câmara de Vereadores, celebrando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, o “Agosto Dourado”.

Foram palestrantes a Drª Magali Nunes e Drª. Amanda Garcia. Os vereadores Chiquinho da Nova Jussara, Eliene Arraes, Professora Helenilza e Idali Bontempo falaram também destacando a importância da amamentação.

A secretária de saúde, Nayara Ferreira agradeceu às gestantes pela participação na palestra e também aos organizadores do evento. Já a secretária de assistência social, dona Divina Gonçalves, parabenizou aos servidores da Secretaria de Saúde pela atuação na campanha de aleitamento materno.

Palestra na Semana do Aleitamento Materno.
Participaram da reunião, além de mães e gestantes, conselheiros tutelares, presidente do Conselho Municipal de Saúde Dr. Luiz Carlos, Coordenadora da Assistência Básica Renata de Carvalho. Brindes doados por parceiro no comércio local foram sorteados às gestantes.

POR QUE AGOSTO VIROU O MÊS DO ALEITAMENTO MATERNO - ESPECIALISTAS COMENTAM O LANÇAMENTO DO AGOSTO DOURADO, UMA CAMPANHA EM PROL DA AMAMENTAÇÃO

"Desde 1992, o planeta celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno, entre os dias 1 e 7 de agosto. A cada ano, um tema ou ângulo sobre essa questão é ressaltado para que sempre possamos nos recordar e aprender como o leite materno e a amamentação fazem a diferença na promoção à saúde da criança, no vínculo familiar, na educação e até no âmbito empresarial e financeiro, como demonstram os estudos recentemente apresentados pelo professor Cesar Victora, da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Drª. Amanda Garcia foi palestrante no evento realizado
na Câmara de Jussara
Todos esses temas sempre exerceram um apelo global. Divulgamos o trabalho dos Hospitais Amigos da Criança, a importância e a responsabilidade de todos (governo, sociedade, empresa, profissionais de saúde e mídia) no estímulo ao processo de amamentação e inclusive os direitos das mulheres em seus empregos.

Não deixamos de ressaltar também a relevância do impacto familiar, das normas que regulamentam a publicidade e protegem o aleitamento, das leis trabalhistas e dos direitos das crianças de receber uma alimentação padrão-ouro e educação de qualidade. Pudemos abordar até assuntos tão diversos como ecologia, paz mundial, situações de emergência, tecnologia, informática… Enfim, o presente, o passado e o futuro — e suas conexões com a amamentação.

Vereadora Eliene Arraes representou o prefeito Wilson
Santos que cumpria agenda no lançamento das obras
de asfaltamento de ruas no Setor Vale do Araguaia
Em 2017, na vigésima quinta Semana Mundial do Aleitamento Materno, nos propusemos a levar dois temas que resumem muito do que foi feito até agora e o que se pretende realizar daqui para a frente:

Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntas com você.
Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse.
Mas tem mais: em um momento histórico, por meio da Lei Nº 13.435, de 12 de abril de 2017, foi instituído que agosto será também o Mês do Aleitamento Materno. Eis o AGOSTO DOURADO". (Fonte: Abril.com.br).

Secretária de saúde Nayara Ferreira e Drª Magali Nunes
AMAMENTAÇÃO

A amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas previníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano1.

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário