domingo, 24 de janeiro de 2016

FORÇA TAREFA CONTRA A DENGUE - TERÇA-FEIRA É DIA DE TODOS ENTRAREM EM GUERRA CONTRA O MOSQUITO!

A Prefeitura de Jussara, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Endemias, realiza nos dias 25 e 26 o manejo ambiental contra a Dengue, Chikungunya e a Zika.

A força tarefa será realizada no dia 26, o dia “D” de combate a Dengue, com participação e coordenação conjunta do Corpo de Bombeiros de Goiás.  Durante esse período, dez equipes vão percorrer os bairros de toda a cidade para entrega de material educativo e busca de possíveis criadouros. O QG da ação será na Secretaria de Saúde, no Bairro Goiás.

O manejo ambiental é uma ferramenta que auxilia no combate a dengue, permite desenvolver atividades de educação ambiental e educação para a saúde, bem como ações de combate ao mosquito com a eliminação de criadouros. A ação se mostra efetiva para evitar epidemia e tem como objetivo primordial, além da conscientização da população, realizar a eliminação de criadouros do mosquito aedes aegypti nas residências.

As principais diferenças entre a Dengue, a Chikungunya e a Zika estão na intensidade dos sintomas. Entre essas doenças, a dengue é a mais grave.
Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, a dengue, a chikungunya e a zika são doenças que apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. Entretanto, pequenas diferenças existem e podem ser usadas como critério para a diferenciação.

A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

A chikungunya também causa febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Na dengue, as dores são predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas; todavia, as dores articulares podem permanecer por vários meses. Casos de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.

Por fim, temos a febre zika, que é a doença que causa os sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias. Vale frisar, no entanto, que a febre zika relaciona-se com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de microcefalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário