domingo, 31 de agosto de 2014

AMOSTRA DA PERSEGUIÇÃO E INTERFERÊNCIA EM DESFAVOR DA GESTÃO DA PREFEITA TATIANA

DOUTOR JOAQUIM DISSE QUE VAI IMPEDIR CONSTRUÇÃO DE NOVO CEMITÉRIO EM JUSSARA

ARTICULAÇÃO CONTRÁRIA DE  DR. JOAQUIM AO CEMITÉRIO.


O Secretário de Articulação Institucional do Governo de Goiás, o ex-prefeito Joaquim de Castro, disse recentemente em discurso numa reunião política que irá lutar para impedir a construção do novo cemitério em Jussara. Joaquim disse: “estou só aguardando, se for levar adiante, estou com a documentação todinha pronta, já tenho a pessoa para assinar a ação popular. Vou entrar com ação popular para impedir”, disse o ex-prefeito.


A prefeita Tatiana levará adiante o projeto do NOVO PARQUE MEMORIAL DE JUSSARA, que será construído em área do município adequada, respeitando a normas ambientais vigentes. Para a prefeita veio esta articulação pública do Dr. Joaquim, PROVA a constante perseguição e interferência em seu governo, que ela tanto tem falado, e agora ele deixa a máscara cair.

“Que entre com a ação popular... é melhor ainda, ganharemos a ação provando que NÃO HÁ NADA IRREGULAR, TUDO ESTÁ NOS CONFORMES DA LEI, e  decidido em audiência pública”.


O cemitério de Jussara, com mais de meio século de existência é hoje um sério problema para ser resolvido, praticamente impossibilitado de receber novos sepultamentos por falta de espaço, e impedido de ser ampliado devido ao alto nível de contaminação, segundo laudos de análises microbiológicas e ambientais, e normas da ABNT, 2012 e 2013.

A questão é que existem impedimentos de ordem ambiental para a ampliação do cemitério atual, segundo o que dispõe o Art.225 da Constituição Federal que dita: “... todos têm direito ao meio ambiente devidamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para a atual e futura geração”.

O Ministério Público tem cobrado providências do município desde o mandato anterior para que seja solucionado o problema e novo cemitério seja construído em local que não cause dano ambiental e que não afete a qualidade de vida das futuras gerações.

LAUDOS MOSTRAM CONTAMINAÇÃO PELO CEMITÉRIO BOM JESUS

O resultado dos laudos aferidos mostra claramente a contaminação dos lençóis freáticos da área, com alto risco por ser próximo a residências e afeta diretamente qualidade de vida das pessoas.

A prefeita Tatiana Ranna foi notificada pelo MP ainda em 2013 para que sejam tomadas as providências. Foram feitas analises (perculação do solo), e pesquisas para construção do cemitério em várias áreas nas imediações da cidade, mas não foi possível identificar local apropriado num raio de distância mais próximo. Poucas áreas oferecessem condições técnicas para tanto, mas houve grande rejeição dos proprietários dos terrenos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DECIDIU SOBRE LOCALIZAÇÃO

Em audiência pública realizada no auditório da Biblioteca Municipal, com presença de vários segmentos representativos da sociedade jussarense, foi decido pela construção do novo cemitério em área (7 alqueires) que pertence ao município onde está localizado o aeroporto local. A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil não se opôs à construção do cemitério na área próxima ao aeroporto, desde que se respeitem todas as regras vigentes. 

TRABALHO ADIANTADO

As licenças ambientais, os laudos de perculação do terreno e o projeto estão prontos e em execução, a área está sendo preparada. O governador autorizou a construção de uma sala de velório através do Programa Cheque Comunitário. A Agehab deu parecer contrário para a liberação do recurso pela proximidade com o poço artesiano do aeroporto (30 m), mas a adequação no projeto já foi feita, respeitando os 100 m de distância, que prevê a lei, resolvendo o problema.

PARQUE MEMORIAL DA PAZ

Esse é um dos nomes que se pretende dar ao cemitério novo. Será feito uma seleção para escolher o nome. O parque será no modelo do cemitério  Jardins das Palmeiras de Goiânia.  Os jazigos subterrâneos, gramados e pequenas lápides padronizadas contendo nome, datas e numeração. Será devidamente urbanizado com plantações de palmeiras, bancos de jardins, salão de velório, e capela. É importante observar que na cidade existem as salas de velório das empresas funerárias e que continuarão em uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário