Goiás segue no topo da produção nacional de melancia e acaba de bater um novo recorde! Segundo o IBGE, o estado colheu 270,5 mil toneladas em 2024, crescimento de 9,6% na última década.
Região do Vale do Araguaia/Oeste Goiano fortalece cultura da melancia em Goiás, Jussara, Itapirapuã e Santa Fé de Goiás centralizam produção às margens da BR-070, facilitando acesso de insumos e o escoamento dos frutos.
Uruana segue líder, com 32,6% de toda a melancia produzida no estado, mas Jussara que retomou a cultura recentemente, já é a segunda maior produtora e segue forte para assumir a liderança. Santa Fé de Goiás, município vizinho de Jussara, dobrou sua colheita em 2024. A região conta ainda com expressiva produção em Itapirapuã.
O valor da produção também disparou: R$ 273,3 milhões, alta de 134,9%.
A expansão é resultado de investimentos em tecnologia, melhoramento genético e aumento da oferta de melancias sem sementes, mais doces e com maior vida de prateleira, produtos que elevam a competitividade dos agricultores goianos.
Exportações somam US$ 270,1 mil, melhor resultado em 6 anos. Mercosul é o principal destino e os Emirados Árabes agora pagam melhor pela tonelada.


Nenhum comentário:
Postar um comentário