Dados do IBGE mostram que alta registrada no terceiro mês do ano foi puxada pela venda de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos
O comércio goiano registrou alta de 5,9% no mês de março, na
comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado ficou acima da média
nacional no período, que foi de 5,7%, segundo dados da Pesquisa Mensal do
Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com
apuração do Instituto Mauro Borges (IMB).
Goiás também registrou alta de 5,6% na variação acumulada no
ano; seguido pelo crescimento de 1,7% no acumulado em 12 meses. Em todos os
indicadores, os resultados foram impulsionados pela venda de artigos
farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e hipermercados
e supermercados.
Os números revelam a prioridade dada pelos consumidores à
compra de itens básicos, como medicamentos e alimentos, em detrimento de outras
mercadorias que são consideradas não essenciais.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima,
destaca que os resultados são muito positivos e ressaltam a importância do
setor para a economia. “O desenvolvimento do comércio goiano contribui com o
desenvolvimento econômico e social do nosso estado, impactando diretamente na
geração de emprego e renda para as famílias goianas”, enfatiza o titular da
pasta.
Joel de Sant’Anna Braga Filho, secretário de Indústria,
Comércio e Serviços, pontua o trabalho feito pelo governo estadual para
fortalecer o setor terciário, uma das bases da economia goiana. “As altas
consecutivas atestam que estamos no caminho certo para tornar Goiás o melhor
lugar para se empreender e trabalhar”, afirma.
O comércio varejista ampliado em Goiás obteve crescimento
acumulado no ano de 6%, com destaque para as vendas de veículos, motocicletas,
partes e peças, seguido pelas vendas especializadas em produtos alimentícios,
bebidas e fumo. Já no acumulado em 12 meses e na variação interanual, Goiás
registrou leve aumento de 0,6% e 0,5%, respectivamente.
SOBRE A PESQUISA
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que
permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país,
investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas,
com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio
varejista.
Fotos: Acervo IBGE
Secretaria-Geral de Governo - Governo de Goiás
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