Representantes dos municípios de Jussara, Itapirapuã, Matrinchã, Britânia, Faina e Fazenda Nova se reuniram no Auditório Manoel Soares de Castro na Câmara de Jussara para debater a criação do Consórcio Regional do Serviço de Inspeção Municipal, sexta-feira, 09/02.
O gerente regional do SEBRAE, Flavio Vilhalba palestrou sobre a importância da implantação do SIM para impulsionar a comercialização de produtos de origem animal, gerar mais renda para os produtores rurais, receita e desenvolvimento para o Município.
O secretário do desenvolvimento, indústria e comércio, Silvio Lopes, explicou que “o Poder Público precisa dar oportunidades para o produtor crescer e o SIM faz justamente isso, todos poderão vender seus produtos de origem animal para a merenda escolar, outras instituições públicas e para outros mercados”. Sílvio defendeu ainda o fortalecimento dos feirantes que “continuarão comercializando seus produtos na feira, mas com a oportunidade de expandir seus negócios e crescer, aumentar a produção porque terá outros mercados para vender”. “Somos os maiores parceiros dos feirantes, estamos oportunizando mais facilidades com suporte para o crescimento de todos os que desejam crescer e atua fora da feira também”.
VEJA O VÍDEO:
O prefeito de Itapirapuã, Erivaldo Alexandre, defendeu a criação do Consórcio Regional integrado por outros municípios. “Já temos o SIM criado em Itapirapuã, mas sozinhos não conseguiremos efetivar o seu funcionamento porque as despesas são altas, mas juntos com municípios da região conseguiremos porque os custos serão menores”, explicou acrescentando que “os produtores e os feirantes de Itapirapuã desejam muito o SIM para legalizar a produção e levar seus produtos para outros mercados”.
Falaram ainda representantes dos demais municípios
enaltecendo a importância do SIM para os produtores de alimentos de origem
animal. “Outras regiões estão na nossa frente, já tem o SIM funcionando e estão
comercializando melhor seus produtos. Estamos ficando para trás e isso é ruim
para todos, os produtores e a população em geral”.
A criação do consórcio regional viabiliza a implantação do
SIM diluindo as despesas entre os municípios participantes para sua manutenção
com contratação de técnicos, bem como ampliando as possibilidades de
comercialização no mercado comum numa área populacional mais abrangente
composta pelas seis cidades que farão parte da instituição.
“As expectativas de mercado são maiores quando vários
municípios integram o consórcio, os produtos podem ser comercializados num
mercado regional rompendo as fronteiras de cada localidade, as perspectivas de
ganhos crescem, cada produtor poderá aumentar a sua produção gerando mais renda
e mais empregos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário