Serão investidos R$ 132 milhões na duplicação da GO-210, no perímetro urbano de Rio Verde e na pavimentação da GO-309, entre Cristalina e a divisa com Minas Gerais
O Governo de
Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), autorizou
o início de mais duas obras rodoviárias com investimentos de R$ 132 milhões do
Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). Foram assinadas ordens de
serviços para a duplicação da GO-210, no perímetro urbano de Rio Verde sentido
Montividiu, e para a pavimentação da GO-309, de Cristalina até a ponte da
divisa, em Unaí (Minas Gerais).
As empresas
contratadas devem começar a mobilização de maquinário e preparação do canteiro
para execução das frentes de trabalho logo após o período chuvoso. A duplicação
da GO-210 terá 7,4 quilômetros de extensão e atenderá a uma demanda antiga dos
produtores da região, já que o trajeto dá acesso a Tecnoshow Comigo – Feira de
Tecnologia em Agronegócio. Além disso, as obras vão proporcionar mais
desenvolvimento estratégico e auxiliar no fomento ao turismo.
Já a
pavimentação da GO-309, entre Cristalina e a ponte da divisa, em Unaí (Minas
Gerais), vai beneficiar tanto o Entorno do Distrito Federal quanto o Leste
goiano. Ao todo 33,52 quilômetros receberão intervenções que vão garantir mais
agilidade no transporte da produção regional, com destaque para os grãos. Os
recursos do Fundeinfra são geridos pela Seinfra e as obras são executadas pela
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), sob a supervisão da
Infraestrutura.
Com a
entrada de mais essas duas obras no trecho, o Fundeinfra já contabiliza cinco
em execução e uma concluída – a restauração de 41 quilômetros da GO-080, de
Goianésia a Barro Alto, entregue em outubro – além das rodovias que estão em
fase de licitação dos projetos executivos de engenharia. “Em comparação com a
trajetória de estados que têm fundos semelhantes ao nosso, considero um saldo
positivo, sobretudo levando em conta que tivemos, efetivamente, menos de seis
meses para trabalhar as obras em 2023, após a constituição do Conselho Gestor
do Fundeinfra e a definição final da carteira de obras pelo setor produtivo, o
que ocorreu em agosto”, avalia o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro
Sales.
Existe um
processo administrativo desde a definição de quais rodovias vão receber
intervenções até chegar o maquinário ao trecho. “Para executarmos uma obra de
infraestrutura rodoviária passamos por três processos licitatórios; o primeiro
do projeto executivo, depois da obra em si e ainda da supervisora da obra, que
é uma terceira empresa, imparcial, que fará o controle tecnológico do que está
sendo realizado pela contratada”, pontua o secretário.
CARTEIRA DE
OBRAS
O Conselho
Gestor do Fundeinfra já definiu 44 obras para serem executadas, que somam mais
de R$ 3 bilhões e significam intervenções em mais de 1,5 mil quilômetros de
rodovias. As escolhas das obras são de competência do setor produtivo em um
processo partilhado com o Estado. “As decisões são tomadas por todos que
compõem a comissão, como prefeitos, deputados e membros de todas as entidades
de classe que contribuem com essa taxa. É assim que se governa”, ressalta o
chefe do Executivo estadual.
Entre as
obras que vão receber recursos do Fundeinfra, destacam-se a pavimentação de 49
quilômetros da GO-050, entre Jataí e Montividiu, no valor de R$ 103 milhões;
pavimentação de 86 quilômetros da GO-178, de Itarumã até o trevo com a BR-364,
que receberá investimentos de R$ 173 milhões; pavimentação de 61 quilômetros da
GO-206, do entroncamento da GO-178 até a GO-184, em Itumirim, com destinação de
R$ 137 milhões do fundo; além da pavimentação de 71 quilômetros da GO-411, de
Paraúna até o entroncamento com a GO-174.
Secretaria
de Estado da Infraestrutura – Governo de Goiás
Nenhum comentário:
Postar um comentário