quarta-feira, 18 de maio de 2022

CUIDADO - AUMENTAM OS CASOS DE COVID-19 EM JUSSARA


O número de casos de contaminação decorrentes do Covid-19 voltou a aumentar na última semana em Jussara. O Município, que chegou a zerar os casos de pessoas contaminadas isoladas registrou 15 novos casos positivados na terça-feira, 17/05, conforme boletim divulgado pela prefeitura.


35 pessoas estão isoladas em domicílio em tratamento contra o covid-19 de acordo com o boletim que mostra alta de duas pessoas. Não há nenhum paciente internado em UTI ou enfermaria.



O uso de máscara de proteção facial é opcional em Jussara em ambiente aberto, sendo obrigatório em ambiente fechado. Os eventos públicos voltaram a acontecer na cidade.




SUSPENSÃO DAS MEDIDAS PODE SER RESPONSÁVEL PELO AUMENTO DE CASOS


Especialistas afirmam que as medidas de proteção, especialmente o uso da máscara e distanciamento, podem reduzir a contaminação pela doença.


De acordo com o infectologista e professor de Medicina do Centro Universitário São Camilo – SP, Robert Fabian Crespo Rosas, a suspensão do uso de máscara contribuí para o aumento do número de casos. “Principalmente pela liberação do uso de máscaras em locais fechados e o aumento do número de aglomerações tanto públicos como privados. Isso aumenta automaticamente o número de casos positivos que inevitavelmente repercutirá no número de óbitos”, explica.




Caso a situação piore, o especialista acredita que o ideal seria retomar algumas restrições. “Seria prudente que as restrições voltassem principalmente para os eventos públicos que aglomeram mais pessoas ou ao menos voltar a obrigatoriedade do uso das máscaras em ambientes fechados”.


As medidas ideais para que a situação não piore, segundo Robert Fabian, é a retomada do uso de máscaras em locais fechados, vacinar e  evitar aglomerações. “Em primeiro lugar deve lembrar que a pandemia não acabou. Em segundo lugar mantendo o uso da máscara em ambientes fechados. Também mantendo as medidas de higiene como lavar as mãos e utilizar álcool gel”, esclarece.  Em caso de sintomas gripais a medida mais efetiva é o isolamento. “Tanto da família como do entorno de trabalho ou estudo durante 7 dias após a consulta médica e com o tratamento instituído”.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário