quinta-feira, 8 de agosto de 2019

SITUAÇÃO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE FOI APRESENTADA AOS VEREADORES EM JUSSARA

Informações sobre o CIMA na Câmara de Jussara.
O CIMA – Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente foi apresentado em palestra aos vereadores de Jussara com exposição de vídeo, e respostas a questionamentos feitos no Plenário na sessão ordinária do dia 07/08.

Quem fez a apresentação foi o diretor administrativo do CIMA, o advogado Dr. Wolmer Arraes, mostrando o atual estágio da organização da instituição e todos os procedimentos realizados para a implantação do Aterro Sanitário que atenderá os Municípios que integram o Consórcio: Jussara, Novo Brasil, Itapirapuã, Montes Claros de Goiás, Fazenda Nova, e Santa Fé de Goiás. Wolmer explicou que o Município de Matrinchã se “licenciou” e encontra-se momentaneamente fora do CIMA.

Diretor Executivo do CIMA, o advogado Dr. Wolmer Arraes
prestou informações sobre o CIMA aos vereadores.
O Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente – CIMA tem o projeto pronto, com todas as licenças ambientais, inclusive terreno adquirido, para a implantação do aterro sanitário e toda a logística para a operacionalização de coleta dos resíduos, inclusive com coleta seletiva, para a correta destinação do lixo produzido nas cidades. O CIMA é o que se encontra em estágio mais avançado atualmente, apresentou projetos para captação de recursos tanto na Funasa, em Brasília, quanto na Saneago, em Goiânia.

Ao longo de sua implantação, os prefeitos das cidades que o integram, não medem esforços lutando pela viabilização dos recursos suficiente para a extinção dos atuais lixões a céu aberto nas cidades, e a construção do aterro sanitário para atender as exigências da legislação ambiental. É esperado desfecho em breve com disponibilização de recursos federais para o projeto.

Diretor Executivo do CIMA, o advogado Dr. Wolmer Arraes
prestou informações sobre o CIMA aos vereadores
Wolmer mostrou que os legisladores foram corretos em estabelecer todo o rigor da Lei quanto à correta destinação dos resíduos nas cidades, mas dificultaram tudo ao não doutrinarem a fonte dos recursos suficientes para a implantação dos projetos dos aterros sanitários. “Os Municípios não contam com fonte suficiente de recursos para os custos altos dos projetos exigidos na Lei.” 
  
Os vereadores Itamar Caiado, Chiquinho da Nova Jussara, Idali Bontempo, Eliene Arraes, Cloves do Militão, e Wanderson Moreira agradeceram ao diretor executivo do CIMA, Dr. Wolmer Arraes pela palestra. “A palestra foi clara e bastante didática, foi possível conhecer tudo sobre o CIMA”.

Os projetos e contas do CIMA foram expostos e colocados à disposição dos vereadores para apreciação. A sessão foi transmitida ao vivo pela internet, via mídias sociais, inclusive com interação dos internautas.

Apresentação de vídeo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário