sexta-feira, 13 de abril de 2018

HEMOCENTRO FAZ CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA EM JUSSARA, 13 E 14/04

Hemocentro de Goiás e Prefeitura de Jussara realiza campanha
para cadastro de doadores de medula óssea.
A Equipe de Captação do Hemocentro de Goiás conta com a parceria da Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria de Saúde e equipe da UBS Maria Rita, para realizar o cadastro de doadores de medula óssea. A ação ocorre nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14/04, na UBS que fica no Setor Planalto.

Na ação a Equipe de Captação do Hemocentro de Goiás realiza o registro de novos doadores, que passam a integrar o banco de dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). De acordo com a coordenadora, Neuraci Ferreira Mendes, a vinda da equipe a Jussara foi motivada por solicitação de segmentos organizado da sociedade que se mobilizam em prol da criança de Enzo Miguel numa campanha em busca de doadores compatíveis. A captação foi feita em Itapirapuã recentemente, município onde residem familiares de Enzo.

Equipe do Hemocentro, Secretaria de Saúde, voluntários
e doadores de medula óssea cadastrados
A comunidade jussarense está comparecendo ao chamamento, várias pessoas fizeram o cadastro logo no início do primeiro dia de captação. A divulgação feita nas redes sociais, e também com carro de som volante pela prefeitura, e por voluntários nas escolas e faculdades, está surtindo efeito. A expectativa pelo cadastro deverá ser alcançada, inclusive com participação maciça de universitários.

O secretário de Saúde, Gustavo Garcia, e a coordenadora da UBS Maria Rita, Élida Rodrigues, juntamente com a coordenadora de captação do Hemocentro, Neuraci Ferreira Mendes, participaram do Programa Vida em Notícia, apresentado por Ricardo Santana na Rádio Vida 87,9 FM, para divulgação da campanha para captação de medula em Jussara.

Secretário de Saúde, Gustavo Garcia, fez cadastro para doação
de medula
COMO SE TORNAR UM DOADOR

Os registros de novos doadores de medula óssea são repassados ao Redome, que fica no Rio de Janeiro. Quanto maior o número de pessoas cadastradas, maiores são as chances de se encontrar um doador compatível. A possibilidade se achar uma medula compatível hoje pode chegar a uma a cada 100 mil doadores.

Quando um paciente necessita de transplante, o banco de dados do Redome é consultado e, se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação. Para se tornar um doador, basta ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. O cadastro necessita ser feito uma única vez, e quem já integra o Redome, precisa apenas manter os dados atualizados no site do Instituto Nacional do Câncer.

Entrevista ao Programa Vida em Notícia na Rádio Vida 87,9 fm
para divulgação da campanha 

Hemocentro de Goiás realiza campanha em Jussara para cadastro
de doadores de medula óssea.

Voluntários e doadores de medula

Nenhum comentário:

Postar um comentário