domingo, 18 de dezembro de 2016

INÉDITO EM JUSSARA - PREFEITA FEZ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MANDATO!

Prefeita Tatiana e assessoras na Audiência Pública para
prestação de contas do mandato
A prefeita Tatiana Ranna realizou Audiência Pública na Câmara Municipal para prestação de contas do mandato, 20134 a 2016, com a participação de secretários, assessores, técnicos, autoridades representativas da sociedade e demais interessados.

Esta foi uma ação inédita, não há registros de nenhum evento como esse realizado por alguma gestão anterior em Jussara. Os secretários fizeram exposição das realizações e mostraram números.

A Procuradora Jurídica do Município Drª Ísis Pereira Braz explicou a atuação da Procuradoria do Município, instituída e regulamentada com o objetivo de resguardar a legalidade e a moralidade dos Atos. Drª. Ísis destacou que a grande dificuldade enfrentada pela atual gestão foi os gastos com pessoal, “recebemos a prefeitura com o limite prudencial da folha ultrapassado, dificultando pagamento de horas-extras, piso de professores, gratificações e até mesmo efetuar alguma contratação necessária”, explicou. A procuradora também destacou ações como o levantamento e registro de todo o patrimônio, bens móveis e imóveis, “como forma de evitar que o patrimônio se dissipe”.

Outra dificuldade foi a falta do balanço anterior, “todos sabem que foram feitas intervenções na gestão antecessora”, dados e informações fundamentais não nos foram repassadas, mas hoje estamos em dias com o Tribunal de Contas dos Municípios. “trabalho no serviço público desde 2002, nunca presenciei uma audiência pública de encerramento de mandato”, disse a contadora Elda, parabenizando a prefeita Tatiana por este ato.

O Secretário de Educação Márcio Viana fez exposição sobre a atual situação, os avanços alcançados, destacando os índices do IDEB previstos para 2012 alcançados em 2016 pela rede pública municipal de educação, e também as melhorias no transporte escolar com a ampliação da frota terceirizada com 33 veículos e aquisição de novos ônibus, agora cinco ao todo. Márcio mostrou também as melhorias na merenda escolar: “A merende escolar oferecida aos alunos é a melhor”.

Drª. Ísis Pereira Braz: "Limite prudencial da folha de servidores
é o grande gargalo na prefeitura".
A Secretária de Saúde mostrou que foram feitos quase um milhão de procedimentos pelas Unidades Básicas de Saúde e Hospital Municipal, e distribuição à população de 3,3 milhões de medicamentos e insumos. Todas as unidades de saúde foram reformadas, ampliadas, informatizadas e reequipadas. As recepções das unidades, nos padrões das melhores clínicas particulares, inclusive da capital, com cadeiras confortáveis, televisor, ar condicionado, água gelada, sanitários. O Hospital Municipal 24 horas funcionando plenamente, com avanços significativos no atendimento à população. A nova sede do SAMU e a aquisição de novas ambulância e vans foram outros avanços destacados.

O Secretário dos Transportes, Obras e Serviços Públicos Itamar Caiado Filho destacou que Jussara tem 80 quilômetros de ruas asfaltas para varrição e que a equipe conta com pouco mais de 30 servidores. “É uma tarefa difícil, poucos servidores, mas muito serviço diariamente, uma missão quase impossível. “A prefeitura tem dificuldades para contratação de mão-de-obra suficiente”, disse. O secretário mostrou que são coletados de 30 a 50 toneladas de resíduos domésticos diariamente pelo serviço de limpeza pública, utilizando uma frota precária de veículos terceirizados e próprios. “Mesmo com toda dificuldade o sistema de limpeza, a varrição e a coleta de lixo funciona, e mantém a cidade mais limpa”, disse o secretário que destacou também a manutenção de 6.000 pontos do sistema de iluminação pública, por uma equipe composta por um caminhão, um motorista e um eletricista.

Vereador Chiquinho da Nova Jussara:
"Prefeitura interagiu bem com a Câmara"
A prefeita Tatiana disse que acompanha a política em Jussara há mais de vinte anos, “confesso não ter notícias de uma prestação de contas como esta que estamos fazendo! Não temos nada pra esconder, nem do povo, nem dos próximos gestores!”, destacou. Tatiana fez relato sobre a situação de todos os convênios em andamento e com recursos assegurados, como a construção do muro e banheiros no Parque de Exposição, a Quadra Coberta na Escola Agrícola, asfalto no Setor Aeroporto, entre outros.

A prefeita Tatiana fez agradecimentos aos pastores, referindo-se às orações feitas, sempre à primeira segunda-feira do mês, no gabinete da prefeitura, “trouxeram conforto espiritual e sugestões também”. Tatiana disse que acredita na gestão do prefeito Wilson Santos, “estaremos à disposição para colaborar”.

O público teve oportunidade para participar da audiência, com perguntas e mesmo na tribuna. O presidente do Sindicato Rural Orion Caetano, o Palito, disse que a prefeitura foi muito importante para o Sindicato Rural, “se temos um tathersal como temos hoje agradecemos à prefeita Tatiana. Temos um dos melhores tathersais de Goiás, e agradecemos por isso”, disse. 

Momento de descontração ao final da audiência - Prefeita e
equipe.
O Diretor do Núcleo de combate às Endemias, pr. José Valmir, destacou a grande conquista da gestão no combate ao Aedes, “a marca alcançada de 0,04% de criadouros, nunca foi feito o manejo ambiental como agora”. 

Quem falou também foi o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Pe. Pedro Sirtoli que lembrou “Jussara é destaque na assistência social estadual e até nacional, foi o primeiro Município a implantar gestão de acordo com a Lei do SUAS, “a assistência social funcionou bem na sua gestão”, disse à prefeita.

O vereador Chiquinho da Nova Jussara mencionou a boa interação entre a prefeitura e a Câmara, “Jussara ganhou muito nestes quatro anos com o diálogo sempre aberto ente os dois poderes”, disse nominando secretários e servidores, e agradecendo à prefeita pela boa gestão.

Participaram da reunião os vereadores eleitos, Wanderson Moreira, Eurípedes, Clóvis do Militão, Eliene Arraes, Ivan da Van e reeleito Chiquinho da Nova Jussara, e ainda o presidente do Conselho Municipal de Saúde Dr. Luis Carlos, empresários, servidores municipais, militares, pastores evangélicos, CDL, assessores e secretários municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário