quinta-feira, 10 de novembro de 2016

REALIZADO SERVIÇO DE MANUTENÇÃO PERIÓDICA NO LIXÃO

Lixão de Jussara recebeu serviço de manutenção
O Aterro Sanitário de Jussara (Lixão) recebeu manutenção periódica para acomodação dos resíduos e também para desocupar espaço suficiente para acomodar novas coletas diárias realizadas na cidade.

Máquina pesada como trator de esteira é utilizado para empurrar o lixo e abrir espaço para a entrada dos caminhões de coleta. O serviço é realizado até quatro vezes ao ano a cada três meses. Desta vez foram necessárias quase quarenta horas/máquinas para o serviço.

A manutenção do aterro sanitário/lixão com uso de máquinas pesadas é muito caro para o Município e apenas prorroga a sua vida útil, o material é revirado e soterrado, mas  tem de ser realizado periodicamente, já que o volume de resíduos recolhido diariamente é grande. O serviço realizado deverá dar condições de sobrevida ao lixão pelo menos até o final do primeiro trimestre de 2017, quando terá de ser repetido. 

A prefeitura utiliza quatro caminhões abertos contratados, um caminhão caçamba e dois caminhões coletores, outros dois caminhões caçambas também auxiliam, ambos de propriedade do Município. São recolhidos diversos tipos de resíduos, desde o lixo proveniente da varrição dos garis, doméstico e galhos de podas de árvores. Mas o lixão recebe outros tipos de lixo levados diretamente pela população, incluindo ossadas, entulhos, e até ferro-velho.

O lixão deverá ser desativado atendendo a legislação ambiental, já com a criação do Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente/CIMA e formatação do projeto feita para construção do aterro sanitário em área já adquirida consorciado com oito municípios vizinhos. O projeto de construção do aterro sanitário aguarda liberação de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário