domingo, 23 de agosto de 2015

JUSSARA REALIZOU 3ª CONFERÊNCIA REGIONAL DA JUVENTUDE

3ª Conferência da Juventude em Jussara-GO.
Jovens de cidades como Novo Brasil, Itapirapuã, Fazenda Nova, Santa Fé de Goiás, Britânia, Montes Claros de Goiás e Jussara participaram da 3ª Conferência Regional da Juventude realizada pela Subsecretaria Regional de Educação, Cultura e Esporte, com a parceria da Prefeitura de Jussara.

A solenidade de abertura da conferência ocorreu no Auditório Manoel Soares de Castro da Câmara de Vereadores, mas os grupos de trabalho debateram os eixos temáticos propostos no Colégio Estadual Dom Bosco.


Auditório Manoel Soares de Castro (Câmara Municipal) ficou lotado
O membro do Conselho Nacional da Juventude Samuel Rodrigues Lopes Mendonça destacou que a “Conferência da Juventude quer ouvir os jovens, do meio rural e do meio urbano, sem nenhuma discriminação seja qual for, saber o que fazem, o que querem e como vivem. Não somos o futuro, somos o presente do País”, disse destacando também que “26% da população é de jovens, entre 15 e 29 anos”. 

Samuel apresentou bandeiras importantes que precisam ser levantadas pela juventude: Reforma política, repensar a política contra a droga com foco no tráfico, luta contra todo tipo de preconceito, luta a favor do Estado laico, entre outras.


Coral Leve em Canto do CPMG
O Conselheiro Samuel destacou a participação da prefeita Tatiana Ranna. “A sua participação fortalece o diálogo do Poder Público com a sociedade”, disse.

O subsecretário regional de educação professor Luiz Mário Lopes Cardoso fez agradecimentos a todos os que colaboraram pela realização da conferência, destacando a “atuação dos professores e gestores das cidades envolvidas e principalmente a presença dos jovens que formam a conferência”. Luiz Mário agradeceu à prefeita Tatiana Ranna pela parceria na realização da conferência através de sua equipe e Secretaria Municipal de Educação.


Jovens da Pastoral da Juventude apresentaram eixos temáticos
O professor Luiz Mário apresentou os profissionais mediadores dos eixos temáticos: profª. Andréias, profª. Edileuza, prof. Cláudio Barros, profª. Verianne, profª. Tânia Mara, profª Nilva Barros, ten. Cel. Armando Fausto, Dr. Luiz Carlos, assist. social Miriam, prof. Hélio Barbosa, profª. Cilete, profª Cleonice Maria.

A prefeita Tatiana Ranna destacou a qualidade da educação ofertada em Jussara, municipal e estadual, “tenho orgulho dos trabalhadores da educação em Jussara, a qualidade da educação aqui é atestada e reconhecida pelos avanços alcançados e premiações conquistadas”, disse a prefeita que destacou ainda a importância histórica da realização da 3ª Conferência Regional da Juventude.

Prof. Luiz Mário, Leonardo Felipe, Fausto
O representante da Superintendência da Juventude de Goiás Leonardo Felipe destacou as realizações do Governo de Goiás, “estamos realizando a conferência da juventude como esta em todas as quarenta regionais da educação, o Estado inteiro está mobilizado na discussão de temas importante para a juventude buscando resultados práticos e concretos para compor o projeto de lei que será enviado à Assembléia Legislativa para a criação do Estatuto da Juventude do Estado de Goiás”, anunciou.

O Coral Leve em Canto do Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás – Unidade Maria Tereza Garcia Neta Bento fez uma belíssima apresentação cultural.

O grupo de jovens da Pastoral da Juventude fez a apresentação cultural dos eixos temáticos da conferência: Direito à cultura, direito à segurança pública e acesso à justiça, direito à profissionalização ao trabalho e renda, direito à participação social, direito à educação, direito à comunicação e a liberdade de expressão, direito à diversidade e a igualdade, direito ao desporto e lazer, direito à sustentabilidade e ao meio ambiente, direito à saúde, direito ao território e à mobilidade.

Mediadores das oficinas de debate dos eixos temáticos da conferência

Ao final foram eleitos os Delegados para a Conferência Estadual da Juventude que será realizada em Goiânia: Luiz Guilherme Carvalho - Colégio Estadual Dom Bosco de Jussara, João Pedro Camelo Fernandes - Colégio Estadual Alfredo Nasser de Britânia, Carlos Eduardo Sandeski Santos - Colégio Estadual Francisco Modesto de Montes Claros de Goiás, João Bosco Marques de Oliveira - UEG de Jussara, Afonso Sebastião Diniz Monteiro - Colégio Estadual Ilídia Maria Perillo Caiado de Itapirapuã, Geovana Luiz – UFG pastoral da juventude de Jussara, Aline Almeida Martins – Colégio Estadual Ilídia Maria Perillo Caiado de Itapirapuã, Thaís Alves de Moraes - Faculdade de Jussara, Mariany Ascêncio - CPMG de Jussara.

Professor Cláudio Barros foi mediador da oficina pelo Direito da Comunicação e pela
Liberdade de Expressão.
Autoridades presentes na 3ª Conferência da Juventude de Jussara: Subsecretário Regional da Educação Luiz Mário Lopes Cardoso, prefeita Tatiana Ranna, presidente da Câmara Juraci de Oliveira, vereador Nilson Gomes, secretária municipal de educação Simone Soraya da Silva, secretária de assistência social Maria Joaquina de Jesus, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Pe. Pedro Sirtoli, presidente do Conselho Municipal de Saúde Dr. Luiz Carlos, presidente do Conselho Municipal da Criança de do Adolescente Valdemar José da Cruz (Leandro Cantor), representante da Superintendência da Juventude Leonardo Felipe Marques de Sousa, membro do Conselho Nacional da Juventude Samuel Rodrigues Lopes, membro do conselho Nacional da Assistência Social Lea Braga.

Fotos: Fernando da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário