terça-feira, 25 de agosto de 2015

FIM DO LIXÃO - 13 MILHÕES DE DÓLARES PARA USINA DE JUSSARA

Prefeita de Jussara Tatiana Ranna (ao centro) em reunião
no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
A Tatiana Ranna dos Santos, prefeita de Jussara e presidente do Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente juntamente com os 8 prefeitos da região que compõe o CIMA participaram de uma reunião, dia 24 de agosto com autoridades governamentais no Palácio Pedro Ludovico Teixeira em Goiânia, com a presença também de secretários de Estado, vice-governador de Goiás José Eliton de Figuerêdo Júnior, representantes da empresa REUSI TECNOLOGIA RENOVÁVEL LTDA e os representantes dos Bancos financiadores internacionais.

Jussara é a menor cidade das que serão contempladas, e por conseqüência a menor produção de resíduos sólidos (lixo), mas vai funcionar em sistema de Consórcio público, agregando outros municípios da região.

Prefeita Tatiana e os prefeitos das cidades consorciadas
junto à comitiva Americana da Reusi
Todos os 8 prefeitos que compõe o Consórcio CIMA estavam presentes na reunião com o Vice-Governador e a empresa REUSI, ou seja, os prefeitos dos Municípios de Santa Fé de Goiás, Novo Brasil, Itapirapuã, Fazenda Nova, Matrinchã, Montes Claros de Goiás, Britânia e Jussara.

 A Usina de resíduos Sólidos- REUSI de Jussara, terá o investimento de 13 milhões de dólares, objetivando o processamento de pirólise e produção de madeira Biosintética utilizando tecnologia de desidratação e fusão molecular do lixo urbano e afins, transformando-os em Composto Biosintético para a produção de Óleo Diesel Sintético para uso em motores de veículos e motores estacionários, Negro de Fumo para a produção de energia elétrica ou ainda para produção da Madeira Biosintética que servirá para uso em larga escala na construção civil (revestimentos e casas), móveis e etc.

Lixão de Jussara está saturado
Esta tecnologia de desidratação e fusão molecular do lixo urbano (RSU) transforma-o em massa inerte. O assessor Jurídico e coordenador do Consórcio Público Intermunicipal de Meio Ambiente da região de Jussara, Wolmer Arraes, afirmou que “esta Usina da REUSI é a única solução definitiva e economicamente viável e que apresenta tecnologia de desidratação e fusão molecular do lixo urbano (RSU) dando origem ao composto para a produção de energia e madeira Biosintética, com baixíssima emissão e resíduo zero, além de gerar empregos e divisas para a região.”

A empresa REUSI será a responsável financeira e técnica pela instalação, operação, manutenção e execução dos serviços a serem prestados na Unidade de Tratamento e Destinação dos Resíduos Sólidos depositados no “lixão de Jussara” (e nas demais cidades consorciadas), até a completa remoção dos resíduos ali dispostos, bem como por todos os ônus e despesas incidentes sobre os serviços contratados, tanto quanto cumprir rigorosamente todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e acidentárias relativas ao pessoal que empregar para a execução dos serviços, inclusive as decorrentes de convenções, acordos ou dissídios coletivos.

Vice governador José Éliton conduziu reunião
O prefeito de Santa Fé, Dr. Gilmar, destacou que “A Usina tem tecnologia própria e visa à eliminação dos resíduos sólidos ali depositados no lixão e também todo lixo produzido nos municípios consorciados.” Já o prefeito de Novo Brasil, Dr. Sebastião, lembrou que “com a Usina, não haverá mais áreas poluídas de Lixões ou Aterros Sanitários.” A prefeita de Itapirapuã, Zélia Camelo, ressaltou que “esta Usina será referência para todos os Municípios do Brasil, para sanear e limpar da nossa sociedade essa contaminação diária gerada pelo lixo”.

Também o estava presente o coordenador da empresa Reusi em Goiás, Josias Gonzaga Cardoso, que já foi Secretário Estadual de Meio Ambiente e deputado federal por Goiás, e hoje é um dos maiores entusiastas desta tecnologia de poluição zero. Além do Fernando Godoy, diretores comerciais da empresa Reusi, estavam presentes vários outros diretores e técnicos da empresa ou de outros parceiros comerciais.

O Município de Jussara vai efetuar a concessão de utilização da área do “lixão de Jussara” para a REUSI, comodato já autorizado pela Câmara Municipal de Jussara, onde vai instalar unidades industriais da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos, referente aos serviços a serem executados, tanto quanto da área onde se encontram depositados os resíduos.

O consórcio CIMA de Jussara foi indicado à parceria com a empresa Reusi, pois é referência em Goiás, tendo CNPJ próprio, Diretoria registrada, Conta Bancária, registrado no SINCONV, Estatuto Registrado, Contrato de Rateio com cada Município, imóvel escriturado em nome do Consórcio CIMA com área de 3,53 Alqueires, diversos projetos e planos aprovados. 

Texto: Wolmer Arraes

3 comentários:

  1. PARABENS JUSSARA,E PARABENS P/ OS PREFEITOS QUE COMPOE O CONSORCIO.NOS E O MEIO AMBIENTE AGRADECE..COM CERTESA SERA O FIM DOS LIXOES COM MAO CHEIRO E CAUSANDO DOENÇAS ..

    ResponderExcluir
  2. Olá! Como anda esse projeto da Usina Papa-Lixo? Essa mesma empresa apareceu em Natal (RN) em 2016 e estão em tratativas para montar uma Usina de Beneficiamento de lixo e produção de combustível, energia e madeira biossintética. É trambiqueira ou séria essa empresa Reusi?

    ResponderExcluir
  3. Então... foi feita em Jussara a Usina Papa-Lixo geradora de Combustíveis e Madeira?

    ResponderExcluir