domingo, 11 de janeiro de 2015

PREFEITA TATIANA RECEBE SUPERINTENDENTE DO INCRA EM REUNIÃO COM TRABALHADORES RURAIS EM JUSSARA

Reunião com representantes de assentamentos rurais em
Jussara
Uma importante reunião foi realizada no Gabinete da prefeita de Jussara, com o objetivo de solucionar questões apresentadas por agricultores familiares assentados e também para buscar novas perspectivas de desenvolvimento para os projetos de assentamento no município e região. 

A anfitriã, prefeita Tatiana Ranna, destacou a presença do Superintendente do INCRA em Goiás Alberto Batista da Silva Filho na reunião e cumprimentou aos representantes dos agricultores familiares dos assentamentos pela oportunidade de esclarecimentos e orientações. “A reunião foi muito produtiva, muitos benefícios virão, os esclarecimentos foram importantes e ajudarão aos trabalhadores a avançar mais ainda na luta pela reforma agrária sustentável”, disse a prefeita.

O superintendente do INCRA em Goiás agradeceu a oportunidade e elogiou a Prefeita Tatiana, pois “um de seus primeiros atos como Prefeita empossada foi dirigir-se ao INCRA e colocar-se a disposição”, disse o superintendente, que afirmou ainda que “sem a participação efetiva dos prefeitos municipais é difícil ter avanço na causa, uma vez que o INCRA não tem dispositivos que obrigue os Prefeitos a realizarem esta parceria”.

Segundo o superintendente, a Presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que declara de interesse social para reforma agrária a Fazenda Arriata no município de Jussara, a mesma está em processo de assentamento para 18 famílias, e também a Fazenda Impertinente (Faz. Bradesco) no município de Fazenda Nova.

De acordo com o superintendente, o site do INCRA, mostra o passo a passo, para apresentação de Projetos de infra-estrutura para os assentamentos, com cerca de R$ 250.000,00 disponibilizados para cada projeto que deverá ser apresentado por iniciativa dos prefeitos da sede dos respectivos assentamentos.

Prefeita Tatiana e o Superintendente do INCRA-GO
 Alberto Batista da Silva Filho
Ainda na reunião o representante do INCRA ressaltou a importância de que todos os acampados e assentados estejam cadastrado no Cadastro Único nas respectivas Secretarias Municipais de Assistência Social e, destacou a importância de uma equipe técnica disponibilizada na Secretaria da Agricultura para apresentar projetos junto ao PRONAF.

O prefeito de Fazenda Nova Daniel do Zeca e a prefeita Tatiana Ranna e, assentados presentes questionaram sobre a limitação da utilização das máquinas adquiridas pelos municípios através do PAC, no que foram informados que mediante regulamentação na Câmara de Vereadores e celebração de convênio com o Sindicato é possível flexibilizar a forma de utilização das máquinas do PAC 2. Outras parcerias podem ser buscadas junto ao MDA, AGETOP, INCRA e Ministério do Meio Ambiente.

Os trabalhadores rurais, através de seus representantes destacaram a importância da reunião, já que é a primeira vez que é dada a oportunidade para uma conversa transparente e produtiva na cidade mesmo, com a presença inclusive do representante do INCRA-GO.

Logo após a reunião as autoridades almoçaram no Assentamento Albino Vieira onde no período da tarde o Superintendente do INCRA/GO participou de mais uma reunião, desta vez com todos os assentados do assentamento Albino Vieira.

A reunião contou com a presença da prefeita Tatiana Ranna, Superintendente do INCRA em Goiás Alberto Batista da Silva Filho, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Itamar Caiado de Castro Filho, Secretária Municipal de Assistência Social Maria Joaquina de Jesus, prefeito de Fazenda Nova Daniel do Zeca, vereadora de Fazenda Nova Ângela, advogado Dr. Eudes Fabiane Carneiro, e, trabalhadores representantes do Assentamento Bom Jesus do Araguaia, Assentamento Albino Vieira, Acampamento Fazenda Arriata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário