sábado, 3 de janeiro de 2015

OPINIÃO - O PROBLEMA DO LIXO É DE RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS

Por: Celueid J. Duarte Ferreira
Artigo publicado no Oeste Goiano (www.oestegoiano.com.br)

Celueid J. Duarte
Como se sabe lixo é todo e qualquer material proveniente de atividades humanas que geralmente não serve mais, ou também gerado pela natureza e pelos seres viventes que nela habitam. Sabe-se que este pode trazer transtornos irreparáveis se não for tratado de forma correta.

Ás vezes não paramos para pensar onde vai parar o lixo que produzimos. Geralmente a primeira atitude é tratarmos o lixo como um material indesejado, o que procuramos é “ficar livres o mais rápido possível dele”. Pois bem, sabemos que a grande maioria deveria ser destinada aos aterros sanitários, porém nesse local essa matéria com o tempo é fermentada, gerando substancias que podem ocasionar diversos efeitos ao meio ambiente como, por exemplo, o chorume (líquido escuro que contém alta carga poluidora) e o gás metano (gás de alto teor inflamável). Apenas uma pequena parte vai para as usinas de reciclagem - solução muito mais ecológica, porém bem mais cara e que nem sempre é possível.

A partir daí, surge-nos a questão: ter a consciência dos cuidados básicos para com o lixo, até que ele chegue ao seu destino, é possível, entretanto será que temos colocado em prática diária esses cuidados? Cabe, portanto analisar quais atitudes temos tomado para a melhoria no processo de produção, descarte e tratamento do lixo produzido, bem como a colaboração de forma concreta para que haja resultados no mínimo razoáveis.

É de responsabilidade da Gestão Municipal a coleta, transporte, descarte e tratamento do lixo de maneira suficiente e adequada, bem como a limpeza das ruas, entre outros, dando ao mesmo um destino final ambientalmente seguro. Porém deve ser compromisso da sociedade colaborar efetivamente nesse processo, mesmo que através de pequenas e simples ações cotidianas.

Diminuir ao máximo a quantidade de lixo produzido, acondicioná-lo em recipientes corretos (sacos próprios), reaproveitar certos tipos de materiais, evitar jogar lixo em locais inadequados, como por exemplo - ruas, terrenos baldios e outros, cobrar ações de responsabilidade dos órgãos competentes de forma ordeira e pacífica, são atitudes simples mas que fazem uma enorme diferença.

O gerenciamento integrado dos resíduos sólidos urbanos é um conjunto articulado de ações que deve ser construído tanto pela administração municipal quanto pela população.

O trabalho em conjunto entre poder público e população, na busca de alternativas práticas, com cada um fazendo a sua parte, com certeza garante a obtenção de benefícios para nós, para o meio ambiente e principalmente para as gerações futuras.

Celueid J. Duarte Ferreira


Celueid J. Duarte Ferreira é Graduada em Pedagogia, MBA em Administração Estratégica, Secretária da Associação dos Heveicultores de Iporá-Goiás e região e Sócia - Proprietária do Grupo A & C

Nenhum comentário:

Postar um comentário