terça-feira, 25 de novembro de 2014

27 DE NOVEMBRO - DIA DA PADROEIRA DE JUSSARA- NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

No dia 27 de novembro e homenageada a Padroeira de Jussara, Nossa Senhora das Graças e é feriado municipal instituído pela Lei Municipal nº 135/96.

PONTO FACULTATIVO NO DIA 28

Considerando o fato de em 2014 o feriado de 27 de novembro se dar numa quinta-feira, a prefeitura decretou ponto facultativo no dia 28, sexta-feira, para os servidores municipais, sendo que os servidores da Secretaria de Saúde terão escalonamento pela gestora para atender a demanda existente, e os da Secretaria de Educação deverão obedecer a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, quanto ao calendário escolar. Também não serão abrangidos pelo decreto os servidores da área de limpeza pública.


PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – JUSSARA

História

Jussara se chamava Colônia de Água Limpa e os pioneiros chegaram aqui por vota de 1.943, construíram a primeira capela (rancho) pois tinha muito babaçu. Em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Lapa. No ano de 1951 este rancho foi demolido e em seu lugar construiu-se a capela de Nossa Senhora das Graças que se tornou padroeira da Colônia, (É bom salientar que a imagem do Senhor Bom Jesus da Lapa continuou no altar como mostra a foto 0010) porém esta Igreja era pequena para acolher a comunidade e os padres com o apoio do bispo Dom Tomaz Balduíno e do povo organizaram para construir uma Igreja maior;  A Igreja Nossa Senhora das Graças foi elevada a paróquia devido ao precário atendimento na região por ficar distante da Cidade de Goiás e por possuir mais de 25 mil pessoas na região. O atendimento era feito só de vez em quando, por um padre do convento Nossa Senhora do Rosário da Cidade de Goiás.  Tem pessoas que se lembram de um padre chamado pe José e também de frei Simão que celebrava a palavra e os matrimônios (casamento, batismo etc); Dom Tomaz   percebendo a necessidade da comunidade convidou os padres Henrique Malavoltti para ser vigário da paróquia Nossa Senhora das Graças e Pe Francisco Cavazzutti, seu cooperador.


Em 1.973 foi lançada a pedra fundamental dando início a construção da atual Igreja Nossa Senhora das Graças. Mas a pequena Igreja só foi demolida em 1.976, após o termino da construção da atual Igreja.


Os padres da recém paróquia aderiram a nova visão do Concílio e deram apoio às classes sociais desprovidas de meios econômicos e políticos com por exemplo: movimento das lavadeiras, trabalhadores rurais (reforma agrária), o que gerou conflito com alguns membros que ficaram contra a Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário