quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

JUSSARA TEM SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE SAÚDE EXCELENTE, COM GRANDES AVANÇOS NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.

Plantão 24 horas no Hospital Municipal
O município de Jussara tem um serviço de saúde pública de qualidade oferecida à população pela prefeitura em parceria com o Sistema Único de Saúde - SUS.

MAIS DE SETE MIL CONSULTAS TODOS OS MESES

Cerca de 350 consultas são realizadas diariamente, no CAIS, UBS e Hospital Municipal. Nas quatro Unidades Básicas de Saúde-UBS (antigos PSFs) e extensão do Alto da Boa Vista, são 30 consultas todos os dias, 15 pela manhã e 15 à tarde. No CAIS são realizadas cerca de 170 consultas diariamente e no Hospital Municipal, uma média diária de 50 consultas, entre emergências e urgências.

Ao todo, mais de 7.500 consultas são realizadas mensalmente na rede pública municipal de saúde.

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO
MAIS DE 300 ULTRASSONOGRAFIAS E 80 CIRURGIAS MENSALMENTE

Quase 100 Ultrassonografias são realizadas semanalmente, eletivas ou emergenciais. Uma média de 6 eletrocardiogramas são feitos todos os dias, e mais ou menos 350 Raios-X por mês. Exames laboratoriais são realizados diariamente no hospital municipal. Cerca de 80 pequenas cirurgias são realizadas mensalmente, incluindo as eletivas e as emergenciais, como partos, apendicite, etc.

NÚMEROS COMPROVAM QUALIDADE DOS SERVIÇOS

São números que atestam a qualidade e a quantidade de atendimentos realizados todos os dias pela prefeitura municipal atendendo a população, lembrando ainda o serviço de atendimento com transporte para os pacientes da hemodiálise e pacientes que necessitam de consultas, tratamentos ou exames em Goiânia, ao todo mais de 200 são transportados mensalmente nas 4 vans que realizam as viagens. 

As 5 ambulâncias novas transportam cerca de 60 pacientes por mês a Goiânia, com emergência ou urgência e o SAMU mais de 10 atendimentos com as 2 ambulâncias existentes.

CAIS José Ferreira Santana
MÉDICOS EM VÁRIAS ESPECIALIDADES

Para cumprir a oferta de atendimento, uma equipe composta por profissionais capacitados e de altíssimo nível trabalha forte todos os dias. São os médicos: Dr. Alaor, Dra. Natiely, Dra. Analice, Dra. Isabela, Dr. Valdeon, Dr. Itamar, Dra. Magali, Dr. Glauco, Dr. Abiud, Dr. Rodolfo, Dr. Celso, Dr. Valdecir, Dr. Andrei, Dr. Fukuiti. São clínicos, cirurgiões, pediatras, ginecologistas, cardiologistas, psiquiatra.

PLANTÃO 24 HORAS NO HOSPITAL MUNICIPAL

O Plantão 24 horas do Hospital Municipal, que funciona desde o primeiro dia da atual administração atendendo urgências e emergências, tem a disposição a qualquer hora do dia, o médico, enfermeira, técnico em enfermagem, técnico em Raios-X, ultrassonografia emergencial, cirurgia emergencial, recepcionista, farmacêutica, guarda, serviços gerais, copeira, recepcionista, motorista, laboratório e ambulância.

Atendimento no CEO - Centro de Especialidades
Odontológicas
ODONTOLOGIA CUIDA DO SORRISO JUSSARENSE

Outra área da saúde muito bem atendida em Jussara pela administração municipal é a odontologia. Ao todo são 10 profissionais como cirurgião dentista, periodontista, endodontista, odontopediatra e, dentística atendendo diariamente nas UBS e no CEO-Centro de Especialidades Odontológicas, o único na região.

REMÉDIOS SÃO ADQUIRIDOS

Grandes quantidades de remédios são adquiridas periodicamente seguindo normas legais rígidas de compra através de sistema licitatório, pregão presencial ou credenciamento de farmácias, sempre com opção de compra pelo menor preço propiciando economia aos cofres públicos.

Depósito da farmácia do CAIS
No final de 2013 foi feita a licitação para aquisição de R$ 1.585.958,77 em medicamentos e, material hospitalar e odontológico para todo o ano de 2014. Esta licitação atende a legislação vigente e visa evitar a falta de remédios durante o ano. 

Outros R$ 200 mil poderão ser gastos para aquisição de remédios através de credenciamento de farmácias visando adquirir remédios que por ventura estejam fora da licitação. São 697 itens diferentes licitados. Os medicamentos são oferecidos gratuitamente à população, mediante apresentação da receita médica.

A farmácia do CAIS avia cerca de 900 receitas mensais, chegando a fornecer quase 18 mil caixas, envelopes ou frascos de medicamentos ao mês. As UBS contam com farmácias também para fornecimento de remédios. Cerca de 150 receitas são aviadas mensalmente com autorização pela Secretaria de Saúde, de acordo com o TAC firmado junto ao MP. Mais de 200 refis de insulina são fornecidos a paciente diabéticos cadastrados.

Farmácias contam com bom estoque de remédios
A Secretaria de Saúde atende crianças cadastradas com baixo peso e intolerância à lactose, conforme prescrição médica, com fornecimento de um total de 120 latas de leite especial como neocate, isomil, pregomim, aptamil soja, e insure.

São fornecidos mais de 80 pacotes de fraldas geriátricas para cerca de 50 pacientes cadastrados.

MELHORIA NA QUALIDADE AUMENTA DEMANDA

A demanda pelo atendimento de saúde pública em Jussara é grande, na medida em que a oferta dos serviços cresce e qualidade melhora como ocorre na atual administração, essa demanda aumenta, visto que é comprovada a migração da procura do serviço particular para o serviço público, já que o particular é pago e caríssimo e o público é gratuito. 

Abastecimento de remédios está garantida
Essa lógica é comprovada através de estudos, inclusive em nível de Brasil, ou seja, quanto melhor os serviços públicos mais pacientes deixam de procurar a rede particular. Isso ocorre em Jussara de forma comprovada, já que o serviço aumentou de forma considerável.

MELHORIA NA ESTRUTURA FÍSICA E VEÍCULOS ADQUIRIDOS

Os desafios da administração de Jussara é melhorar sempre e oferecer mais qualidade no atendimento de saúde à população com mais investimentos, como a reforma do CAIS, reforma de todas as UBS e também da Secretaria de Saúde. 

Nunca foram adquiridos tantos veículos novos para a saúde em Jussara como na atual administração. São ambulâncias e vans novas que chegaram, oferecendo mais agilidade e segurança para todos os pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário